Home / Brasil

BRASIL

Tremor é registrado na costa do Nordeste nesta segunda-feira (5)

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registrou nesta segunda-feira (5), à 0h40, um tremor de 5,8 graus de magnitude na escala Richter na costa do estado, no Oceano Atlântico.

De acordo com o laboratório, o epicentro foi a 740 km de distância de Fernando de Noronha, 1.100 km de distância do litoral Potiguar e 100 km a Leste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

O evento foi registrado por várias redes sismográficas mundiais e também por redes no Brasil. Ainda de acordo com o laboratório da UFRN, o hipocentro do tremor teve profundidade estimada em 10 km e a movimentação da falha foi sem deslocamento vertical.

Eventos com esse tipo de movimentação não têm potencial de gerar tsunamis, ressalta a nota divulgada pelo laboratório.

Tremores também são registrados no Ceará

Tremores de Terra também foram registrados no Ceará no dia 24 do último mês. Boa Viagem, Madalena e Quixeramobim, no interior do Ceará, foram as cidades de interior com tremores mais intensos.

Segundo o Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram mais de 100 tremores.

O mais intenso deles ocorreu no município de Boa Viagem, com magnitude, de 2.5 graus na escala Richter.

De acordo com o pesquisador do LabSis, Eduardo Menezes, a região da cidade de Quixeramobim tem apresentado tremores desde o início do ano, porém, os abalos tinham diminuído. 

Entre as cidades de Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem, já são mais de 500 abalos apenas neste ano, com o maior tremor verificado de três graus, ocorrido no dia 30 de março

Mediante esta situação, o responsável pelo setor de Sismologia da Defesa Civil do Ceará, Francisco Brandão, declara que o órgão tem realizado trabalhos de prevenção e orientação sobre como se comportar antes, durante, e depois dos terremotos.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias