Home / Brasil

BRASIL

Votação da OAB-DF sofre tentativas de ataques cibernéticos

A eleição organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), que escolheu na última sexta-feira (30/8), a lista sêxtupla de candidatos à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), teve duas tentativas de ataques cibernéticos.

De acordo com o presidente da entidade, Délio Lins e Silva Júnior, as investidas ocorreram de forma seguida, mas não tiveram sucesso. Ele afirma que eles estavam preparados contra esses atos e o sistema foi bem trabalhado para blindar invasores.

“Desde o meio-dia tentaram derrubá-lo, mas não conseguiram. Aliás, não tivemos problema algum, sem nenhum registro de instabilidade durante os dois dias de votação. Estamos muito satisfeitos”, afirma. Segundo a entidade, foi uma ação em massa de robôs, que logo foi identificada e isolada.

Site onde estavam informações sobre os candidatos sofreu tentativas de ataques cibernéticos

O site da OAB-DF também sofreu tentativa de ataque, que foi combatida. Nele estavam as informações sobre todos os candidatos. O coordenador do processo eleitoral interno, também comemorou o fato de que advogados tenham participado do pleito mesmo em viagem por outros países.

Lins e Silva explicou que os próximos dois dias úteis serão para receber possíveis pedidos de impugnação do resultado da eleição. Foram registrados votos em 33 nações diferentes, entre elas Canadá, Espanha, Portugal, Guiné Bissau, Reino Unido, Botswana e Índia. Apenas nos Estados Unidos 50 votos em regiões diferentes, foram computados pela OAB-DF.

“Caso não haja nenhum imprevisto, nossa expectativa é homologar o resultado na próxima quinta-feira (05/9), para que, no dia seguinte, possamos encaminhar a lista sêxtupla para o Tribunal de Justiça”, revela o presidente. Segundo a OAB-DF, a apuração foi divulgada em 10 minutos após o término do prazo de votação.

A OAB-DF afirma que é a segunda eleição on-line. “Os 12 candidatos eram muito bons, e os seis vencedores são ótimos nomes, tanto pela quantidade de votos recebidos quanto pela representatividade de gênero”, ressalta.

Os seis profissionais mais bem votados na noite da última sexta-feira (30/8), foram: Roberta Batista de Queiroz, com 2.359 indicações, Eduardo Löwenhaupt da Cunha, 2.275, Christianne Dias Ferreira, 2.076, José Rui Carneiro, 2.041, Ana Paula Pereira Meneses, 1.836, e Robson Vieira Teixeira de Freitas com 1.771 indicações.

Os candidatos disputam o cargo vitalício de desembargador, garantido pelo quinto constitucional. O novo desembargador ocupará a vaga deixada por Flavio Renato Jaquet Rostirola, que faleceu no dia 15 de março, após 18 anos na Corte.

Com informações do Metrópoles

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias