Home / Brasil

BRASIL

Apreensões de drogas aumentam com o fechamento das fronteiras

Para conter o avanço do coronavírus no Brasil, uma das medidas adotadas foi a operação de fechamento das fronteiras brasileiras. Essa atitude se resultou no aumento de apreensão de drogas nas divisas com países vizinhos.

Antes do fechamento, entre os dias 13 e 16 de março, foram apreendidos 1,4 tonelada de drogas nas fronteiras brasileiras. Um levantamento do Ministério da Justiça mostrou que após o fechamento, entre 20 e 23 de março, o número subiu para 3,9 toneladas, um aumento de 180%.

Além disso, no mesmo período a apreensão de maços de cigarros subiu de 1.195.970 unidades para 5.341.000, uma expansão de 346%.

Segundo o coordenador geral de fronteiras do Ministério da Justiça, Eduardo Bettini, o fechamento das fronteiras barrou a passagem de pessoas, mas permitiu o trânsito de cargas. Houve aumento do efetivo nos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras, o que permitiu uma fiscalização maior e continuidade de apreensões. 

"O aumento da fiscalização significa mais policiais e as apreensões acabam acontecendo em volume maior", concluiu Bettini.

*Com informações da CNN

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias