Home / Brasil

BRASIL

Brasil tem 73 casos confirmados do novo coronavírus

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira(12/3) o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que 73 casos do novo coronavírus foram confirmados no Brasil além de 800 casos suspeitos.

Ontem (11/3) a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou uma pandemia de Covid-19, a doença causada por este vírus, o Sars-Cov-2.

A doença já chegou a 114 países e a todos os continentes, exceto a Antártida, e infectou mais de 118,3 mil pessoas, levando cerca de 4,2 mil delas à morte.

"Os números de casos, de mortes e o número de países afetados deve ser ainda maior nos próximos dias e nas próximas semanas", diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao anunciar a declaração de pandemia.

Ghebreyesus também disse que a OMS está "profundamente preocupada" com o níveis "alarmantes" de disseminação da doença e de "inação", mas que o fato de o surto global ter evoluído para uma pandemia não significa que seja impossível reverter a situação atual.

A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da Covid-19, a doença causada por este vírus. Contudo, especialistas alegam que essa taxa de letalidade gire em torno de 2% ou menos.

O Ministério da Saúde comunicou a existência de estudos que apontam que 90% dos casos do novo coronavírus apresentam sintomas leves e podem ser tratados nos postos de saúde ou em casa.

Para os pacientes que estão hospitalizados, o tempo de internação gira em torno de três semanas, o que gera um impacto sobre os sistemas de saúde, de acordo com a pasta, já que os leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI) ficam ocupados por um longo tempo. Por esse motivo, o governo vai buscar ampliar o número de leitos de UTI disponíveis.

*Com informações da BBC Brasil

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias