Home / Brasil

BRASIL

Brasil veta entrada de estrangeiros vindos de países vizinhos

Fronteiras fechadas. O governo federal publicou uma portaria nesta quinta-feira (19), definindo o fechamento de fronteiras do Brasil com países adjacentes da América do Sul, motivado pela pandemia de coronavírus.

A barreira se estende a rodovias e outros meios de transporte, e impede que estrangeiros dessas localidades entrem no Brasil. Mas, cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais tem permissão de entrada. A medida vale inicialmente por 15 dias, a partir dessa quinta- feira (19).

Conforme o governo, essas restrições foram impostas por "recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)", justificando os " motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação do novo coronavírus Covid-19.

Serão permitidas entradas de transportes com cargas e de agentes de ações humanitárias. Segundo a portaria, ao descumprimento das restrições de entrada, caberão deportação imediata, sem pedido de refúgio.

A medida se estende para estrangeiros vindos dos seguintes países vizinhos: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai e Peru. Chile e Equador não estão na lista por não fazerem fronteira com o Brasil. Anteriormente já havia sido decretado o fechamento de fronteiras com a Venezuela. O Ministério da Justiça considerou que vai editar uma medida específica para determinar regras sobre as fronteiras terrestres do Brasil com o Uruguai, os dois países estão em negociações.

Serão permitidas as entradas de imigrantes com autorização prévia de residência definitiva, funcionário estrangeiro creditado junto ao governo brasileiro, profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional (devidamente identificado). As cidades com linha de fronteira exclusivamente terrestre não haverá restrições de tráfico de residentes.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias