Home / Brasil

BRASIL

Três casos confirmados no Brasil e 531 suspeitos do novo coronavírus

Há ainda um caso que aguarda contraprova, uma adolescente de 13 anos que esteve em Portugal e na Itália. O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (4), o balanço mais recente sobre o novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Os dados principais são:

  • 3 casos confirmados
  • 1 caso aguarda contraprova
  • 531 casos suspeitos de coronavírus
  • 315 casos descartados

O caso mais recente já confirmado é de um paciente de 46 anos que mora em São Paulo, ele é um administrador de empresas natural da Colômbia, que foi atendido no dia 4 de março no Hospital Albert Einstein. O paciente tem histórico recente de viagem à Europa: no dia 9 de fevereiro, ele viajou para Espanha, seguindo para Itália, Áustria e por fim Alemanha.

O Ministério da Saúde também acompanha outro caso em São Paulo. O caso é de uma paciente de 13 anos que viajou ao exterior, com registro de passagem de Portugal e Itália.

A adolescente sofreu uma lesão durante a viagem e foi submetida á um procedimento cirúrgico em um hospital da Itália para corrigir a ruptura de um ligamento. Ao retornar ao Brasil, continuou o atendimento médico no Hospital Beneficência Portuguesa, capital paulista.

Mesmo não apresentando sintomas, os médicos decidiram coletar amostras para o teste do coronavírus feito em laboratório privado. O resultado deu positivo e agora a contraprova será realizada pelo Instituto Adolfo Lutz.

Segundo Luiz Henrique Mandetta, do Ministério da Saúde, a coleta foi fora do padrão que é praticado nas unidades de saúde pública, que têm como procedimento investigar casos com ao menos dois sintomas, são eles: febre, dificuldade respiratória e/ou tosse, em pessoas que tenham vindo de países com transmissão local.

"É um ponto fora da curva para nós. Se ela tivesse ido a uma unidade de saúde nossa e falasse 'estou chegando de viagem' a nossa conduta seria 'a senhora teve febre, dor de garganta, alergia, nariz escorrendo, tem sinais? Não tem?' Então aguarde e observe seus sintomas. Ela não seria um caso suspeito. Como fez em clínica particular, pagou e deu positivo, está assintomática em isolamento domiciliar."- Mandetta

Atualmente existem 31 países sendo monitorados, são eles: Alemanha, Argélia, Austrália, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Vietnã.

Brasil

Veja abaixo a situação nos estados:

Coronavírus no Brasil

Prevenção

A estratégia do governo federal é a prevenção, sobretudo com a higiene: lavar bem as mãos é a dica recorrente dos especialistas.

Destaques no mundo

Foram destaques da quarta-feira (4), o aumento dos casos na Itália e a suspensão das peregrinações a Meca, cidade na Arábia Saudita considerada sagrada pelos muçulmanos. Na Itália, as autoridades decidiram suspender as aulas até 15 de março após mais de 3 mil casos e 107 mortes serem confirmadas.

Outro fato relevante é que o número de mortos fora da China já é maior do que dentro do país onde surgiu a epidemia.

Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias