Home / Brasil

BRASIL

Em live, Anitta discute com deputado sobre MP que pode prejudicar músicos

Na noite de terça-feira (5), Anitta fez uma live com o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) para debater sobre a Medida Provisória proposta pelo parlamentar, que visa diminuir os repasses de direitos autorais a compositores durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Assim que começou a transmissão, a cantora situou os expectadores sobre o que estava acontecendo e do quanto a emenda – tratada como emergencial entre as medidas para o combate ao coronavírus no País – não teria necessidade de ser discutida naquela momento e, sendo assim, imposta de forma arbitrária.

“Isso aqui não é um debate político. Não quero levantar uma bandeira X ou Y. Mas é um momento de reflexão. É mais para você responder umas perguntas”, disse Anitta ao iniciar o bate-papo.

Carreras argumentou que o assunto só entrou agora porque teria chegado ao limite final de votação da Medida Provisória, e insistiu que sua proposição buscava a transparência no Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). “Mas retirar o direito do artista está ajudando ele?”, retrucou a artista, já que o texto diz que o intérprete seria o único responsável pelo pagamento aos compositores em um evento.

Anitta defendeu a classe de compositores e diz que a medida vai aumentar a crise no setor.

"Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado (os artistas). Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus. Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz muito... Que não é o momento", rebateu.

Felipe Carreras reconheceu que poderia ter errado na redação da emenda. “Eu posso fazer uma autocrítica e reconhecer que a emenda pode dar uma leitura dúbia”, disse o político. “Então porque não retirar essa emenda agora?”, questionou. O deputado afirmou que isso não poderia ser feito, pois ele “não seria o relator do processo”, função que ainda estaria em definição.

Na manhã de hoje (6), Anitta postou story de uma mensagem que recebeu dizendo que a emenda pode ser retirada pelo autor.

Via Stories, Anitta se pronunciou sobre debate com Felipe Carreras. (Foto: Reprodução)

Nos comentários da publicação em seu perfil, vários famosos apoiaram e agradeceram a cantora por ter questionado diretamente. Veja a live na íntegra:

https://www.instagram.com/p/B_08Muln1vR/

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias