Home / Brasil

BRASIL

Secretário é demitido do cargo na OEA

O cidadão Paulo Abrão foi destituído do cargo de secretário-executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), depois de ser reeleito por unanimidade. Sendo o segundo integrante do Brasil a ser afastado deste cargo no órgão.

Segundo o site Metrópoles, a decisão foi tomada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em meio a uma divisão, que veio a público nesta semana pela BBC News.

A iniciativa surgiu sob intensa centralização na organização, e às vésperas da divulgação de um relatório elaborado sobre violência policial, atuação de milícias, ataques a minorias e retrocessos democráticos no Brasil.

Consta na investigação os dois primeiros anos do governo Jair Bolsonaro, cobrindo denúncias desde novembro de 2018, quando membros da comissão visitaram o país, até a data de publicação, prevista para ocorrer no fim de setembro de 2020.

Afastamento

Em maio de 2018, a CIDH aceitou pedido de afastamento feito pelo ex-juiz brasiliense Roberto Figueiredo Caldas. À época, ele era investigado por agressão à ex-mulher e assédio sexual contra duas babás dos filhos do casal.

Com isso, Caldas não faz mais parte do órgão internacional. Pois diante das graves denúncias, a Corte decidiu dispensá-lo do órgão definitivamente.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias