Home / Brasil

BRASIL

DM TURISMO: Ilha do Marajó, a maior bacia fluvial do mundo

Ilha do Marajó, onde a festança do carimbó é a alegria do povo simples e hospitaleiro. Considerada a maior bacia fluvial do mundo, com 48 mil quilômetros de área, uma cultura antiga e natureza exuberante a ilha é cercada pela mata nativa e banhada pelas águas do Atlântico e dos Rio Amazonas e Tocantins, que brotam em poças em muitos lugares nas cidades, formando mini lagos encantadores.

Mas, por incrível que pareça, a maioria dos belenenses nunca cruzaram a Baía do Guarajá até o arquipélago, em uma viagem de 87 km em ferro Bolt por 3h ou em uma moderna embarcação com duração de 1h30.

Já na ilha, o transporte é feito por locação de carro (feito com antecedência em Belém), moto-taxi, vans ou o famoso pópópó - uma embarcação rústica de madeira movida a motor, que faz a travessia de 30 em 30 minutos de Soure a Salvaterra e vice-versa.

A capital da ilha, Soure, com 23 mil habitantes e Salvaterra, são cidadezinhas bem estruturadas, que contam com alguns hotéis, pousadas e o melhor, várias praias rústicas para se conhecer, cada uma mais deslumbrante e diferente.

Atrações da Ilha do Marajó

São praias únicas, algumas com árvores nativas e muito vento, outras com muitos caranguejos coloridos disputando os lugares. Lá estão localizadas praias inesquecíveis como a praia do Pesqueiro e Barra Velha (Soure) e Joanes (Salvaterra). São 12 municípios que proporcionam experiências singulares.

Uma outra atração são os búfalos, vistos em quase todos os lugares da região (até em algumas praias), pois a ilha é a maior criadora de rebanho de búfalos do país, com aproximadamente 600 mil cabeças.

E a culinária? Muito diferente da nossa comida aqui do Centro-Oeste e principalmente de Goiás. No café da manhã já são servidos pescados, maniçoba, bolos feitos de tapiocas, frutas como bacuri, cupuaçu, murici, açaí, e muitas outras.

São servidos também carnes, queijos e outros derivados de búfalo. Os artesanatos em cerâmica e couro de búfalo são lembranças que não podemos esquecer, pois irão marcar um passeio singular em todos que puderem e tiverem a oportunidade de conhecer a Ilha.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias