Home / Brasil

BRASIL

Bolsonaro critica questão do Enem que compara a remuneração de Marta e Neymar

A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, foi concluída no domingo (17) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não se conteve ao comentar uma questão da prova que comparava o sálario ganho pelo jogador da seleção brasileira Neymar e a da jogadora Marta. As informações são do Metrópoles.

“Não tem que ter comparação. Futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil. O que o Neymar ganha por ano todos os times de futebol juntos não faturam no Brasil por ano. Como é que vai pagar para Marta o mesmo salário? Isso se chama iniciativa privada, ela que faz o salário, ela que mostra para onde o mercado deve ir. Então, faz questões absurdas sempre pregando igualdade, mas por baixo”, criticou Bolsonaro em conversa com apoiadores reunidos na saída do Palácio da Alvorada.

O presidente ainda deu a entender que poderia interferir no conteúdo das perguntas, já que o banco de questões do exame aplicado este ano, referente ao ano escolar de 2020, foi feito antes do atual governo.

“Você vê as provas do Enem, o banco de questões do Enem não é do meu governo, é de governos anteriores. Tem questões ridículas ainda, tratando do assunto, comparando mulher jogando futebol e homem”, disse.

Bolsonaro não comentou sobre a alta taxa de abstenção do primeiro dia do exame, que ficou acima de 50%, contra 23% de 2019. Ele também não disse nada quanto aos problemas verificados na aplicação devido às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

Durante aplicação do exame, houveram registros de casos de candidatos impedidos de entrar nas salas para evitar a lotação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela aplicação das provas.

Questão na íntegra sobre o salários dos dois jogadores:

O suor para estar em competições nacionais e internacionais de alto nível é o mesmo para homens e mulheres, mas não raramente as remunerações são menores para elas. Se no tênis, um dos esportes mais equânimes em termos de gênero, todos os principais torneios oferecem prêmios idênticos nas disputas femininas e masculinas, no futebol a desigualdade atinge seu ápice. Neymar e Marta são dois expoentes dessa paixão nacional. Ela já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa. Ele conquistou o terceiro lugar na última votação para melhor do mundo. Mas é na conta bancária que a diferença entre os dois se sobressai.

O esporte é uma manifestação cultural na qual se estabelecem relações sociais. Considerando o texto, o futebol é uma modalidade que:

a) apresenta proximidades com o tênis no que tange às relações de gênero entre homens e mulheres.

b) se caracteriza por uma identidade masculina no Brasil, conferindo maior remuneração aos jogadores.

c) traz remunerações, aos jogadores e jogadoras, proporcionais ao seus esforços no treinamento esportivo.

d) resulta em melhor eficácia para as mulheres e, consequentemente, em remuneração mais alta às jogadoras.

e) possui jogadores e jogadoras com a mesma visibilidade, apesar de haver expoentes femininas de destaque, como Marta.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias