Home / Brasil

BRASIL

Bolsonaro bate recorde com rejeição de 54%

O presidente Jair Bolsonaro teve recorde de rejeição, de acordo com pesquisa Datafolha, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo. Publicado ainda na noite nesta terça-feira (16), o presidente foi rejeitado por 54% da população brasileira, cuja avaliação foi ruim ou péssima com a gestão da crise sanitária. Além disso, outro dado colhido pelo instituto mostra reprovação de 44% do governo atual como um todo.

Deste modo, a avaliação negativa mostrou o reflexo da postura do governo no enfrentamento à covid-19 saltou seis pontos percentuais em dois meses. No entanto, 22% acreditam que a atuação de Bolsonaro é ótima ou boa, enquanto 24% afirmam ser regular. Sendo assim, os patamares em janeiro eram de 26% e 25%.

Ainda tratando-se de rejeição, o ponto mais alto está entre os que possuem ensino superior: 65%. Em contrapartida, a aprovação de 38% e identificada entre empresários, seguimento que o presidente busca agradar, combatendo medidas de fechamento do comércio. Por isso, o Datafolha ouviu por telefone 2.023 pessoas nos dias 15 e 16 de março. Com margem de erro em dois pontos, para mais ou para menos.

Contudo, os entrevistados consideram como principal culpado pela crise: 43% afirmam ser Bolsonaro; 17% apontam os governadores e 9% culpam os prefeitos. Por outro lado, a administração no geral teve reprovação de 44%, ainda no mesmo patamar de junho do ano passado. Porém teve uma queda com o pagamento do auxílio emergencial. No entanto, em dezembro, o índice de 32% voltou a subir, até repetir o maior valor do início do governo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias