Home / Brasil

BRASIL

Vereador suspeito de chefiar a maior milícia do RJ é preso

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Nilópolis, na Baixada Fluminense, Mauro Rogério Nascimento de Jesus, o Maurinho do Paiol (PSD), foi preso nesta quinta-feira, 10, na Operação Hoste, da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), contra a milícia que já foi de Ecko, a maior em atividade do estado.

Conforme as investigações, Maurinho do Paiol (PSD), é o chefe da submilícia de Nilópolis, um pequeno município com a maior densidade populacional do RJ. Além dele, agentes prenderam outras sete pessoas, entre elas dois PMs.

Segundo a polícia, o grupo paramilitar de Maurinho do Paiol integra o bando que já foi de Wellington da Silva Braga, o Ecko, morto ano passado, hoje nas mãos de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, irmão de Ecko.

Agentes saíram para cumprir, no total, 19 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, nas cidades do Rio de Janeiro, Nilópolis e Mesquita.

Maurinho nega parte de uma milícia, mas não deu mais declarações. O PSD ainda não se manifestou sobre a prisão.

De acordo com o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), além de atuar em Nilópolis, o grupo criminoso de Maurinho do Paiol opera em São João de Meriti e no bairro de Anchieta, na capital.

“A organização é estruturalmente ordenada e possui dimensões consideráveis, atuando de forma setorizada, mediante a prática de crimes como homicídios e extorsões”, diz o Gaeco.

Segundo a polícia, ao expandir seus domínios para a comunidade Az de Ouro, em Anchieta, passou a atuar também no tráfico de drogas, fazendo parte da cúpula da comunidade, ligada à facção criminosa TCP.

Com informações do G1

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias