Home / Brasil

BRASIL

Jovem sofre graves queimaduras após usar álcool para cozinhar

Uma jovem de 26 anos ficou com 85% do corpo queimado, após usar álcool combustível para cozinhar em São Paulo. De acordo com a mãe dela, Silvia Regina dos Santos, de 42 anos, a jovem aguarda uma vaga para ser transferida a um hospital de referência.

Angélica Rodrigues está internada em São Vicente, no litoral de São Paulo, desde semana passada, Segundo Silvia, a unidade não tem estrutura para atender a casos de queimaduras graves da filha.

"Ela sofreu queimaduras cozinhando em álcool. Achou que a chama do potinho tinha acabado, virou o galão de álcool, o fogo veio para cima do galão e pegou no corpo dela. Ela se assustou, sacudiu o galão, e foi para o corpo dela todo", disse a mãe.

Após o acidente a jovem foi conduzida ao hospital e recebeu os primeiros socorros, mas precisa ser transferida devido à gravidade das queimaduras, Segundo a mãe o médico que está acompanhando a jovem ressaltou que ela precisa de atendimento especializado.

"Lá [no hospital de São Vicente] não tem estrutura nenhuma para cuidar do caso dela. O cirurgião informou que ela aguarda vaga via Cross. Não tem cabimento ela continuar ali, porque senão ela só vai piorar. Está sofrendo, e grita de dor o tempo todo sem parar. Estamos lutando por uma vaga, tudo que pedimos é isso. Se demorar, tenho medo até de ela pegar uma infecção", conta a mãe.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por meio de nota, afirma que o caso da paciente está sendo monitorado, e que ela será encaminhada para serviço de referência. Segundo a pasta, o deslocamento de pacientes a outros serviços de saúde requer quadro clínico favorável, com base em avaliação médica, portanto, não depende somente da disponibilidade de vagas.

Ainda de acordo com a Saúde estadual, o serviço de origem deve manter a ficha do paciente atualizada constantemente, conforme condição atual do quadro, para que o sistema conduza a análise da regulação de forma adequada, além de mantê-la em boas condições para que a locomoção seja feita com segurança.

Conforme a pasta, a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde possui um sistema online que funciona 24 horas por dia, e busca vagas disponíveis em diversas unidades de saúde (não apenas nos hospitais estaduais) na região de origem do paciente, com disponibilidade e capacidade para atender cada caso, priorizando os mais graves e urgentes.

Ainda segundo a secretaria, a Cross é apenas um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência. Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo e apto a cuidar do caso.

*Com Informações do G1

Leia Também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias