Home / Brasil

BRASIL

Suspeitos de exploração ilegal de ouro são alvos de operação

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira, 05, seis mandados de busca e apreensão em uma operação que investiga a exploração e comércio ilegal de ouro nos estados do Tocantins, Pará, Minas Gerais e São Paulo. Conforme a PF, o principal investigado tinha um lucro líquido mensal de R$ 300 mil por mês.

Os mandados estão sendo cumpridos em Araguaína, Tucumã (PA), Uberlândia (MG) e São José do Rio Preto (SP). Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma de fogo.

As investigações tiveram início no ano de 2018 quando um morador de Araguaína foi identificado por extrair ouro ilegalmente, sem autorização legal da Agência Nacional de Mineração (ANM).

De acordo com a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de extração ilegal de minério, usurpação de bens da união, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas máximas somadas podem chegar a 24 anos de reclusão.

O nome da operação “Mercúrio” faz alusão a substância que utilizada na mineração do ouro, servindo de ímã para grudar os pedaços menores do minério, tornando-os mais visíveis e fáceis de serem separados, sendo utilizado em larga escala pelos garimpeiros ilegais.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias