Home / Brasil

BRASIL

PF realiza fiscalização de combate ao trabalho escravo

A Polícia Federal, juntamente com Auditores-Fiscais do Trabalho, fiscalizou na manhã desta terça-feira, 26, três estabelecimentos por possíveis irregularidades trabalhistas e criminais, em Porto Alegre.

"Objetivo da ação é averiguar as condições de trabalho oferecidas aos empregados, inclusive identificar se há trabalho análogo à escravidão nesses locais. Além da capital gaúcha, as fiscalizações ocorreram nas cidades de Viamão e Montenegro", afirma a PF.

De acordo com a corporação, um dos estabelecimentos fiscalizados é uma associação de imigrantes, que pode estar cobrando valores abusivos para possibilitar a vinda dos familiares de seus trabalhadores ao Brasil.

"Outro local vistoriado foi em razão de uma denúncia de supostas práticas criminais, tais como de trabalho escravo, racismo e condições perigosas de trabalho. O terceiro lugar inspecionado é uma cooperativa investigada por eventual prática dos crimes de condição análoga à de escravo e de exploração de trabalho de crianças ou adolescentes", diz a polícia.

Segundo a PF, os infratores poderão responder por condição análoga à de escravidão, com pena de até 12 anos de reclusão, bem como por proibição de trabalhadores menores de 14 anos, com pena de até 8 anos de prisão e multa.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias