Home / Cidades

CIDADES

"É preciso diminuir as diferenças entre o interior e a capital", diz Ismael Alexandrino em Morrinhos

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, esteve nesta quinta-feira, 15, em três cidades do interior goiano. Durante a visita técnica em Morrinhos, Caldas Novas e Piracanjuba, o gestor teve a oportunidade de conhecer os equipamentos de saúde dos municípios. A atual gestão do governo estadual trabalha para fortalecer a regionalização da saúde em Goiás, estruturando as 18 regiões de Saúde do Estado. "Ir até as cidades nos permite ter uma visão prática. Precisamos diminuir as diferenças entre as regiões, entre o interior e a capital. Todo cidadão precisa ser atendido com dignidade no município ou na região em que ele mora", disse Alexandrino ao destacar a importância desses encontros com prefeitos, secretários, vereadores e pacientes.

A primeira parada foi em Morrinhos, localizada a cerca de 140 quilômetros da capital. Na cidade, Alexandrino visitou tanto as unidades básicas de saúde como o centro de reabilitação, o ambulatório da mulher e o Hospital Municipal, que conta com quase 50 leitos, três salas de cirurgia e duas salas de estabilização para cuidar de pacientes graves. Ao explicar que existe um planejamento por parte da gestão municipal de ativar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município, o secretário destacou a importância de Morrinhos para o conceito de regionalização da saúde em Goiás.

"Com a oferta do serviço de alta complexidade, o Estado certamente será parceiro para a manutenção dos leitos, sendo corresponsável", antecipou ao pontuar que UTIs descentralizadas fora de Goiânia é uma das prioridades da gestão. Ele reforçou que a regionalização da saúde é uma das determinações do governador Ronaldo Caiado, que quer diminuir as diferenças sociais em Goiás. "Não queremos que no momento em que o paciente mais precisa de uma assistência ele tenha que ser transportado para a capital. Queremos que o interior tenha capacidade de assistir essa pessoa e atendê-la com dignidade", defendeu.

O secretário municipal de saúde de Morrinhos, André Luiz Dias Mattos, acompanhou Alexandrino e ressaltou a importância do secretário visitar in loco a cidade. "Uma coisa é ir até o gabinete dele e falar das nossas demandas e do nosso sistema de saúde. Outra é ele vir aqui, conhecer o que temos e como podemos fazer mais e melhor para a cidade e para a região", destacou. A visita também foi acompanhada pelo deputado estadual Amauri Ribeiro que defendeu a importância de Morrinhos para toda a região Sul de Goiás. "A cidade já tem uma estrutura diferenciada e é referência para os municípios vizinhos. A intenção dessa nova gestão estadual é mudar a realidade da saúde no Estado buscando a regionalização e não sobrecarregando o sistema de saúde de Goiânia", pontuou o parlamentar.

Após Morrinhos, o secretário Ismael Alexandrino esteve ainda em Caldas Novas para visitar uma unidade filantrópica e o Hospital Municipal. A última parada do dia foi em Piracanjuba, onde o titular da SES conheceu a estrutura do Hospital Municipal acompanhado pelo diretor clínico da unidade, Daniel Borges de Oliveira, e pela diretora administrativa, Silvia Barbosa. Em relação às contrapartidas estaduais aos municípios goianos, Ismael Alexandrino reforçou o compromisso do governador Ronaldo Caiado de manter os pagamentos ordinários em dia. "Temos honrado os compromissos deste ano de 2019", finalizou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias