Home / Cidades

CIDADES

Presos constroem casas para doação em Cachoeira Alta

A primeira casa do programa “Amparando Vítimas” construída por sete detentos da unidade prisional de Cachoeira Alta, na Região Sul de Goiás, à 380 quilômetros de Goiânia, foi entregue na última quinta-feira (29/8). Uma moradora da cidade recebeu a doação muito emocionada, ela perdeu o filho vítima da violência.

A iniciativa desse programa consiste em fazer doações para essas famílias que perderam parentes por causa de algum tipo de violência. A construção da primeira casa feita pelos presos durou seis meses.

De acordo com o diretor da unidade prisional de Cachoeira Alta, Rômulo Inácio, os setes detentos que trabalharam na obra receberam remição da pena. A cada três dias de trabalho é um dia menos na sentença, como estipula a lei de execução penal.

Além da doação o projeto também ajuda na ressocialização dos presos

O diretor afirma ainda, que nesse projeto o objetivo maior é a ressocialização e dar dignidade ao preso para que ele cumpra a pena. Dos sete que participaram dessa construção, um é do regime semiaberto e outros seis do regime fechado. Entre eles, um é pintor, um eletricista, dois são pedreiros e os outros três serventes.

Segundo o Governo do Estado a ação tem parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP). Com esse projeto, eles esperam diminuir a reincidência criminal, oferecendo programas de capacitação profissional para a população carcerária.

Os recursos financeiros para essa obra vieram do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca e da Prefeitura de Cachoeira Alta, com o apoio do Poder Judiciário da cidade. O projeto foi desenvolvido em parceria com o poder judiciário, a 6ª Coordenação Regional Prisional da DGAP, Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca, Ministério Público e a Prefeitura de Cachoeira Alta.

Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias