Home / Cidades

CIDADES

DM Entrevista: Projetos e metas para o turismo goiano

O DM Entrevista recebeu nesta quinta-feira (22/8), o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, para fazer um balanço dos sete meses de gestão e de projetos e metas para o turismo goiano. O jornalista do DMTV, Alex Pereira, perguntou inicialmente sobre o Caminho de Cora, projeto que foi realizado recentemente na Cidade de Goiás.

O projeto foi realizado para comemorar os 130 anos de Cora Coralina e o presidente disse que o Caminho de Cora não é uma posse e sim uma intervenção, um projeto do povo. "Está nas metas para a melhoria da infraestrutura do Caminho de Cora, a instalação de internet e da polícia ambiental em pontos estratégicos para a segurança do turista" completa Fabrício.

Um projeto destacado também é o Caminho dos Goyazes, em que o presidente da Goiás Turismo ressalta que o governo tem como projeto, estruturar o Caminho. Ele cita que juntamente com o Caminho de Cora e o Caminho dos Veadeiros, quer entregar daqui há 3 anos, os três caminhos para o país inteiro ter acesso às belezas de Goiás.

A divulgação da meta "Goiás para os goianos" segue sendo trabalhada para incentivar mais a exploração das belezas goianas pelo goiano. A parceria com empresários já foi estudada e o presidente aposta no investimento dessa meta. "Conversei com alguns empresários para subsidiar à um custo mínimo para o goiano viajar" afirma Fabrício.

O projeto Praia Acessível também foi pauta na entrevista. Instaurado especialmente para a época de carnaval em todas as cidades banhadas pelo Rio Araguaia. O projeto forneceu cadeiras anfíbias para pessoas especiais conseguirem ter acesso à praia e ao mar. Com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), agora as cadeiras estão sendo projetadas para a utilização em cachoeiras do estado.

Lançamento de edital para incentivar o turismo goiano

A Goiás Turismo vai lançar um edital no final desse mês e no início de setembro, com duas categorias de competição. Uma delas é de fotografia, onde toda a população pode participar fotografando seus destinos de viagem no estado e haverá uma premiação em dinheiro e viagens.

A outra é de jornalismo, em que a empresa premiará os quatro canais de comunicação que publicarem as principais matérias ligadas ao turismo. A premiação das duas categorias será em dezembro.

O programa de Gastronomia vai ser lançado no final de agosto e início de setembro no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A intenção é incluir também no projeto, questões sociais, culturais e ambientais. A festa será regionalizada, contabilizando as 10 regiões turísticas de Goiás.

O balanço feito pelo presidente foi estabelecido nesses momentos de crise uma tendência mundial que é a economia colaborativa "Tudo foi feito com muita transparência, diálogo e parceria" ressaltou o convidado.

No final, ele faz um pedido para a população goiana "Precisamos que a população acredite no turismo do estado...Turismo é política pública, inclusão social, geração de renda e tem potencial para se destacar nacionalmente" explicou o presidente. Veja a entrevista completa no link.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias