Home / Cidades

CIDADES

Jamel Cecílio: confira as mudanças provenientes da obra

As obras no cruzamento das avenidas Jamel Cecílio, Marginal Botafogo e Leopoldo de Bulhões, em Goiânia, foram iniciadas nesta sexta-feira (13). Por conta das intervenções, desvios foram estipulados para a passagem de veículos, inclusive os ônibus. Seis linhas sofreram alterações em suas rotas

Segundo a Prefeitura de Goiânia, a obra custará R$ 26 milhões e terá a duração de 15 meses.

Para tentar minimizar os efeitos da obra para quem costuma passar pelo local, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) preparou seis desvios na região, alterando também as linhas de ônibus 020, 023, 026, 185, 283 e 612.

Veja os desvios no trânsito:

  • Quem sai da região Sul rumo a região Norte deve pegar a Alameda Leopoldo de Bulhões, no setor Pedro Ludovico, até a Rua 1018, que foi alargada para melhorar o fluxo, seguir pela Rua 109, Avenida E e acessar a Marginal Botafogo, no Jardim Goiás.
  • Para acessar o Centro, a partir do Pedro Ludovico, o motorista deve pegar a Alameda Leopoldo de Bulhões até a Alameda Mário Caiado, seguir a Avenida Areião, Rua 90 e Rua 115 até a Rua 88, que dá acesso normal ao Centro.
  • O desvio no sentido inverso, Norte-Sul, para quem quer acessar a BR-153, tem início na Marginal Botafogo, passando pela Rua PL-3, Rua PL-8, Avenida Botafogo, Rua 1018 e Rua 109 até a Avenida Jamel Cecílio.
  • O acesso ao Terminal Isidória se dará pela Marginal Botafogo, Rua PL-3, Rua PL-8, Av. Botafogo até a Alameda Leopoldo de Bulhões.
  • Quem está vindo pela Avenida Jamel Cecílio e quer acessar a BR -153, o desvio será feito pela Rua PL-8, seguindo a Avenida Botafogo, Rua 1018 e Rua 109 até retornar a Avenida Jamel Cecílio.
  • Para que pega o sentido Leste–Oeste, na Avenida Jamel Cecílio e pretende acessar Av. 136/Av. 85 deve pegar a Avenida E, seguir pela Avenida A, Rua 115, Marginal Botafogo e Rua PL-4 para voltar à Avenida Jamel Cecílio.

Veja as mudanças nas linhas:

  • A linha 020 - Terminal Garavelo/Terminal Praça da Bíblia- via Terminal Isidória, seguirá pela Alameda Mário Caiado, Avenida Areião, ruas 90 e 115. Trajeto com sentido ao Terminal Praça da Bíblia com dois Pontos de Embarque e Desembarque (PEDs) desativados na Avenida Leopoldo de Bulhões.
  • No sentido inverso do 020 (Terminal Praça da Bíblia/ Terminal Isidória), o ônibus deixará de trafegar em parte da Marginal Botafogo e Avenida Leopoldo de Bulhões, fazendo o desvio pela Rua PI-3, Rua PI-8 e Avenida Botafogo.
  • A linha 023- Terminal Praça A/ Praça do Cruzeiro/ Flamboyant- fará a operação sentido Flamboyant/ Praça do Cruzeiro pela Avenida E, Avenida A e Rua 88. Cinco pontos (PEDs) serão desativados no trecho interditado da Jamel Cecílio e dois na Rua 90.
  • No trajeto de volta do 023, com sentido Praça do Cruzeiro/Flamboyant, o desvio será pela Avenida 88 e Avenida E. Outros pontos de embarque estão localizados ao longo da Avenida E.
  • A 026, que opera Terminal Bandeiras/Flamboyant- via T-10, também terá desvio no trajeto. Quando o sentido for Terminal/Shopping, o ônibus fará o desvio pelas ruas 121, 115, 88, Avenida E, Avenida J e Rua 109.
  • Ao voltar para o Terminal Bandeiras, o ônibus 026 fará o percurso começando pela Avenida J, Avenida E, Avenida A, Rua 88, 107, 84, Praça do Cruzeiro, Rua 89 e Rua 132. O embarque e desembarque de usuário será feito na Avenida E, Rua 88 e Rua 115.
  • A linha 185- Terminal Isidória/Avenida E/PUC- passa a trafegar pelas ruas 1018 e 109. Nesse plano operacional a linha deixa de atender no trecho que compreende parte da Rua 1015, Avenida Leopoldo de Bulhões e Avenida Jamel Cecílio. A volta será pela Rua Florianópilis, 2ª Radial até o Isidória.
  • A linha 283- Terminal Senador Canedo/GO/Flamboyant será feito pela Avenida E, GO-020, Terminal Senador Canedo. A volta segue percurso pela GO-020 e Rua 69 para acesso ao shopping Flamboyant.
  • A linha Expressa 612, que faz a ligação entre os terminais Garavelo e Praça da Bíblia continuará com o desvio atual pela Rua 90, Jamel Cecílio e Avenida 136.

O que vai mudar com a obra

Com essa intervenção, a prefeitura busca dar maior fluidez ao tráfego de veículos para a Jamel Cecílio e para a Marginal Botafogo e maior acesso a essas duas vias a quem está na Leopoldo de Bulhões, eliminando o semáforo de três tempos no cruzamento e destravando o trânsito.

No projeto consta também que o elevado na Jamel Cecílio dará fluxo direto para as pessoas que querem atingir a GO-020 ou os bairros e condomínios da região, a Marginal Botafogo vai realmente funcionar como uma via expressa, sem nenhuma interferência semafórica.

A partir da conclusão das obras, quem descer a Alameda Leopoldo de Bulhões terá acesso à direita, na Jamel Cecílio, ou à esquerda, para o Setor Sul, bastando fazer o contorno da rotatória e seguir ou retornar à própria Alameda.

O trânsito vai fluir para todos os lados, sem interferência de sinaleiro, segundo o que determina o projeto.

Via: G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias