Home / Cidades

CIDADES

11 linhas de ônibus sofrem alterações em suas rotas

Desde ontem, 2, algumas linhas de ônibus sofreram alterações em suas rotas, em Goiânia e na região metropolitana.

As adequações foram realizadas para melhor atender os usuários, diminuir o percurso de caminhada e para diminuir o tempo gasto nas viagens. A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) realiza um processo de avaliação dos sistemas constantemente para adequações em novas vias, instalações de novos Pontos de Embarque e Desembarque (PED).

Confira as linhas que sofreram alterações:

A linha 081 – T. Senador Canedo/São Francisco/Caldazinha vai trafegar pela Rua JP-3, deixando de atender pela Rua JP-2. Um PED foi desativado na JP2 e outro criado na JP-3.

A linha 210 – T. Vila Brasília/Vila Maria muda o trajeto no sentido Terminal/Bairro passando a usar, a partir de hoje, a Rua Manguapé. Dois pontos de embarque e desembarque foram criados. O trajeto anterior tinha a Rua Araruama como via e que teve dois pontos desativados.

A linha 312 – T. Vl. Brasília / Res. Cândido Queiroz também muda o itinerário pelo mesmo motivo da linha 210: as difíceis condições de trafegabilidade da Rua Araruama. No sentido Terminal/Bairro a linha 312 passa a trafegar pela Rua Manguapé. A mudança provocou a criação de dois PEDs para os usuários.

A linha 506 – Terminal Araguaia/Cepaigo tem previsão de melhora no desempenho de viagem com a alteração em seu itinerário no sentido Bairro/Terminal. A CMTC aposta nesse ganho no tempo de viagem depois de avaliar o fluxo cada vez maior na Rodovia BR – 153. A decisão foi a detransferir o percurso da linha para a Rua dos Pássaros, Avenida Nossa Senhora Aparecida e assim pegar a pista auxiliar da BR-153- em um trecho menor que o percorrido anteriormente-, seguir pela Rua São Domingos, Rua São Bernardo e Avenida B. Após esse percurso o ônibus chega ao terminal Araguaia.

Ao longo desse trajeto sete PEDs foram criados. Atenção ao percurso desativado para a linha e que passa pela Avenida Irmã Catarina e pista auxiliar da rodovia, a nova proposta desativou um PED na avenida e cinco na pista auxiliar.

A linha 717 – T. Pe. Pelágio / Jardim Vitória – Via Novo Planalto passa a ter no plano de operação com a mudança de trajeto no Bairro São Carlos. A CMTC informa que tão logo o Residencial JK (1 e 2) ganhe infraestrutura viária a linha dará atendimento dentro do Bairro.

A operação será em forma circular deixando de trafegar no sentido horário para operar no sentido anti-horário no trajeto definido para as ruas SC-35, 46, 27,50, 29, 57, Rua A2, SC 35 e Avenida do Comércio. Na Rua SC-35 três PEDs desativados e outros quatro criados, na SC-29 um PED foi desativado e outro criado e na CS- 57 três desativados e dois criados.

Já o modo operacional das linhas 011- Terminal Praça “A”/Av. T-10 e que tem como rota o Goiânia Shopping - teve alteração apenas no número da sub-linha que faz esse atendimento. A ideia é não confundir o usuário que deseja ir ao centro comercial. Então, para que fique bom para esse passageiro, a operação a partir de hoje é feita pelo ônibus com referência a sub-linha 911- Terminal Praça A/Avenida T-10. Não houve mudança nos pontos de embarque e desembarque.

Para a linha 970 – T. Araguaia / Santa Luzia / Via Pq. Industrial a mudança no itinerário teve como motivo a dificuldades de se fazer a conversão na Avenida Santana com a Rua da Alegria. O embarque e desembarque será no PED localizado na Rua São José, esquina com Rua da Consolação.

Já na linha 582-H - T. Bíblia / Bela Vista / Roselândia / Maria Nadir. O itinerário foi modificado para que os usuários do Residencial Vitória e Conjunto Residencial Bela Vista fossem contemplados. A operação será no modo circular com dois PEDs desativados na Rua Inácio Pinheiro. Outros quatro foram criados, sendo dois na Avenida Senador Pedro Ludovico, um na Rua 6 e outro na Rua Santos Dumont.

Outras três linhas também ganham novo itinerário para que a viagem tenha melhor desempenho, são elas:

Linha 504- Terminal Vila Brasília/Parque Real/Jardim dos Buritis no sentido BR-153 pela Avenida São Paulo acessava a Avenida Anápolis para entrar na Rua Luiz XV. A saída continua pela São Paulo só mudando o sentido para Goiânia, entrando na Rua Barão de Itapetininga, Rua Conde de Monte Cristo voltando o itinerário pela Rua Luiz XV.

A linha 523 -Terminal Cruzeiro/Cidade Satélite São Luiz/Papillon Parque continua seguindo pela Rua Gonçalves Dias mas descerá pela Rua Paranaíba, Monteiro Lobato e Avenida Luiz Ribeiro.

Por fim, a linha 183 – Terminal Isidória/Vila Sul opera no Terminal Isidória e para melhorar o fluxo a operação definiu que os ônibus dessa linha vão contornar o terminal, Avenida 3ª Radial e Rua 1047 voltando à Avenida Antônio Borges. Apenas um PED foi criado nessa mudança.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias