Home / Cidades

CIDADES

Prefeitura de Goiânia lança o programa Amigo Verde

O programa busca estabelecer parcerias entre o Poder Público Municipal e entidades sociais, empresas privadas ou pessoas físicas para adoção de parques e a respectiva manutenção desses espaços; também será lançado o Selo de Sustentabilidade Ambiental - Selo Verde, que certificará empresas ambientalmente responsáveis.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), lança nesta terça-feira (5/11), às 8 horas, no auditório da Amma, na Rua 75, nº 137, Centro, os programas Amigo Verde e Selo da Sustentabilidade Ambiental - Selo Verde com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado.

O Amigo Verde visa promover parcerias entre o Poder Público Municipal e entidades sociais, empresas privadas ou pessoas físicas para os fins de implantação, reforma, manutenção ou melhoria urbana, paisagística e ambiental dos parques, por meio da adoção voluntária dos parceiros que se interessarem em participar.

Os encargos necessários à realização de obras e de serviços variados relacionados à conservação do parque adotado ficarão sob a responsabilidade do adotante, que terá direito a realizar divulgações publicitárias no local escolhido. Para evitar a poluição visual nos parques os adotantes terão de obedecer os critérios técnicos definidos no edital de chamamento e no termo de cooperação.

Já o Selo Verde vai garantir a certificação em sustentabilidade ambiental das empresas que realizarem ações socioambientais sustentáveis. O objetivo é estimular a prática de ações socioambientais sustentáveis em execução de projetos técnicos ou propostas de conservação, recuperação e promoção da qualidade do meio ambiente no município de Goiânia.
Os projetos técnicos ou propostas apresentados serão classificados nas seguintes áreas temáticas: água, emissão de gases do efeito estufa, resíduos sólidos, educação ambiental, energia limpa.

Cada tema terá uma pontuação, pela qual será emitido o Selo Verde, que tem quatro categorias: Selo Ouro (40 pontos), Selo Prata (30 pontos), Selo Bronze (20 pontos) e Selo Boas Práticas (10 pontos).

Durante o evento, também serão apresentados as ações da Amma voltadas à desburocratização e modernização da gestão ambiental em Goiânia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias