Home / Cidades

CIDADES

Projeto de escola do Jardim América pode ser levado para outros países

O projeto ‘Estudantes de Atitude’, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi apresentado nesta terça-feira, 26, para o diretor executivo da Organização Não Governamental (ONG) Transparência Internacional - Brasil, Bruno Brandão.

Acompanhado do controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, ele visitou o Colégio Estadual Jardim América, na Capital.

Bruno explicou aos estudantes o funcionamento da Transparência Internacional e parabenizou os jovens pelo trabalho desenvolvido.

“É inspirador ver o que vocês estão fazendo. Essa força social é muito importante. Depois, vocês têm de dar aula sobre como fazer, se organizar, cobrar e trabalhar juntos. Esperamos, com a ajuda de vocês, levar essa iniciativa para outros estados e quem sabe até outros países", disse Bruno Brandão.

Henrique Ziller, por sua vez, relatou o encontro como proveitoso: “Quando vejo vocês falando, percebo que o projeto faz sentido e não há nada mais gratificante para um servidor público”.

Durante a visita, os estudantes apresentaram seus depoimentos e questionaram Bruno e Ziller sobre aspectos da transparência.

Uma das narrativas apresentadas durante o encontro diz respeito à mobilização que envolveu a comunidade escolar na revitalização de espaços da escola.

Os estudantes participam do diagnóstico ‘Auditoria Cívica’, que é uma das etapas previstas pelo Projeto ‘Estudantes de Atitute’. Eles relataram como revitalizaram os banheiros masculino e feminino, a biblioteca e o pátio interno da unidade escolar.

Taís Neves, aluna do 9º ano, explicou a escolha de artistas pela maioria da comunidade escolar. “Dedicar atenção a esse trabalho foi incrível para mostrar a arte para o resto da escola”, disse Taís.

Os banheiros deram espaço para arte. No lugar de pichações, frases motivadoras e desenhos dos alunos inspirados e tematizados em Frida Kahlo e Vicent Van Gogh.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias