Home / Cidades

CIDADES

Brasileiros de Wuhan chegam em Anápolis neste domingo

Os últimos detalhes da estrutura montada na Base Aérea de Anápolis (Baan) e do atendimento que será oferecido às 34 pessoas que retornam de Wuhan, na China – onde ocorre uma epidemia do novo Coronavírus –, foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira, 7. A entrevista coletiva, no auditório da Baan, contou com a presença dos ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Henrique Mandetta (Saúde); do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino; do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres; e do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Antonio Carlos Bermudez.

Antes do encontro com a imprensa, as autoridades visitaram as instalações onde ficarão em quarentena por 18 dias as 34 pessoas que chegarão na noite de sábado, 8, ou na madrugada de domingo, 9, em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), na Operação Regresso.

Ao agradecer o Governo de Goiás pela receptividade às equipes e aos brasileiros que retornarão neste fim de semana, o ministro Azevedo anunciou que os aviões partiriam de Wuhan ainda nesta sexta-feira. A informação foi confirmada pelo tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno. Ele acrescentou que as aeronaves já se encontravam em solo chinês, devendo decolar às 17h30, horário de Brasília.

Escala em Varsóvia
Damasceno informou que, além dos 34 brasileiros que viviam em Wuhan, os aviões transportarão até Varsóvia – segunda escala do retorno – quatro poloneses, um indiano e uma chinesa. Entre os 34 brasileiros e chineses, explicou Damasceno, estão uma mãe brasileira com bebê de 3 meses; outra mãe, de origem chinesa, com filho de 2 anos. “Todos sairão de Wuhan sem sintomas; do contrário, não poderão embarcar”, observou Barra Torres, da Anvisa.

Já o ministro Mandetta elogiou a qualidade do trabalho conjunto das pastas federais com o Governo de Goiás, ressaltando a importância do diálogo entre essas autoridades, sobretudo com Caiado, por ser médico, a exemplo do secretário Ismael Alexandrino. O ministro conclamou a imprensa ao esforço de informar as pessoas para evitar os alarmes e, sobretudo, o desserviço das fake news.

Caiado, por sua vez, lembrou seu compromisso como médico e a preocupação de salvar vidas. Ele também fez questão de reafirmar sua solidariedade e a do povo goiano ao Governo Federal e às pessoas que retornarão ao País.

Participaram ainda da visita às instalações o prefeito de Anápolis, Roberto Naves e o médico e deputado federal Zacharias Calil. As comitivas foram recebidas ainda pelo tenente coronel aviador Francisco; tenente coronel aviador Gadelha; e tenente aviador Pestana, comandantes de divisões na Baan.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias