Home / Cidades

CIDADES

Dia "D" de vacinação contra gripe dever ser realizada em sistema drive-thru

Com a intenção de ampliar a cobertura vacinal contra influenza em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde (SMS's), realizam neste sábado (23), o dia "D" de vacinação contra gripe.

Dados preliminares desta quinta-feira (21), mostram que menos de 70% do público-alvo foi imunizado em Goiás. Segundo a gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles,"a estratégia sugerida para as secretariais é que, neste dia dedicado a imunização dos grupos prioritários, o sistema de vacinação por drive-thru seja adotado para imunizar os adultos, e os postos de vacina sejam dedicados a imunização de crianças, tudo para evitar aglomeração em tempo de pandemia da Covid-19", confirmou.

Para Dorneles, mesmo durante a pandemia, é fundamental que os grupos prioritários busquem a vacina sem aglomeração. A vacina tem cobertura para imunizar os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, que podem levar à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). "Percebemos uma baixa procura pela vacina, e só conseguimos atingir a meta entre idosos, indígenas e trabalhadores da saúde", ressaltou.

Grupos de risco

Fazem parte do grupo de risco e estão aptos a receber a vacina nos postos de Saúde do Sistema Único (SUS), crianças a partir de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, encarcerados, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e portuários e pessoas com doenças crônicas.

Os dados preliminares obtidos na manhã da última quinta-feira (21), no Sistema Nacional de Imunização (SI-PNI), mostravam que somente 23,3% das crianças maiores de 6 meses a 5 anos tinham sido imunizadas contra influenza no Estado. No grupo de gestantes e puérperas, respectivamente 52,22% e 45,10% tinham procurado a vacina. Já entre os adultos aptos a receber a vacina, menos de 23% foram vacinados.

Drive-thru

A gerente ainda destacou que a maioria das cidades vai aderir ao sistema de vacinação sugerido pela SES-GO neste dia "D". A população pode consultar em sua SMS onde será instalado o drive-thru e o horário de funcionamento durante o sábado.

Dorneles lembrou que a Campanha de Imunização Contra a Influenza seguiu até o dia 5 de abril. "O dia "D" é uma alternativa que buscamos para ampliar a cobertura vacinal, mas as salas de vacina ainda vão realizar a imunização até o início do próximo mês.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias