Home / Cidades

CIDADES

Goiás de Resultados articula doação internacional para produção de protetores faciais em Goiás

Cerca de 6 mil EPIs foram fabricados pela Rede de Laboratórios IPELab da Universidade Federal de Goiás (UFG) e distribuídos aos profissionais da saúde e hospitais do estado

Desde o início de maio de 2019, quando foi lançado, o programa Goiás de Resultados tem trabalhado para estabelecer metas prioritárias de gestão em cada pasta e garantir, por acompanhamento semanal, que elas sejam cumpridas. Além disso, o programa coordenado pelo vice-governador Lincoln Tejota, é responsável também pela articulação com entidades nacionais e internacionais em busca de benefícios que proporcionem melhor qualidade de vida para o goiano.

Um exemplo deste trabalho é a parceria com a Rede de Laboratórios IPELab da Universidade Federal de Goiás (UFG), que por meio da articulação do programa Goiás de Resultados recebeu a doação de 500 dólares que contribuiu para confecção de cerca de 6 mil protetores faciais 3D. Esses EPIs foram distribuídos à profissionais da saúde em Goiás que atuam na linha de frente do combate ao Covid-19.

A doação veio da Global Peace Foundation Brasil (GPF), organização não-governamental que promove a paz, a cooperação interreligiosa, o desenvolvimento sustentável, o empoderamento familiar e a cultura de serviço no mundo com uma sucursal em nosso país. A GPF Brasil tem iniciativas em quatro cidades brasileiras e Goiânia é uma delas.

Segundo o diretor executivo da GPF Brasil, Massimo Trombin, a ideia de usar a impressora 3D na construção de máscaras e protetores faciais, já era conhecida da organização por meio de uma parceira do grupo na Irlanda, e quando souberam da pesquisa e protótipo feito em Goiás pela UFG, com a ajuda do Goiás de Resultados, fizeram a doação para ajudar os goianos durante a pandemia. “Nestes tempos, qualquer esforço, grande ou pequeno, é extremamente importante para lidar com esta crise, que trará o maior desafio social à nação. O setor privado e a sociedade civil, em colaboração com órgãos públicos, podem enfrentar esses desafios com grandes resultados e soluções”, enfatiza.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IpeLab, Jesiel Freitas, avalia a parceria do programa do governo estadual e a universidade como positiva e estabelece a importância da união entre as duas esferas em prol do povo. “Além de viabilizar a produção de equipamentos para a saúde pública, essa parceria nos apoia em um momento especial e reconhece ainda o trabalho realizado pela rede de laboratórios que visa contribuir com a demanda da sociedade. O alcance dos resultados obtidos não seria o mesmo sem a rede de colaboradores que vem nos apoiando na fabricação dos protetores faciais”.

A parceria para a confecção dos protetores faciais é mais uma das ações realizadas pelo programa Goiás de Resultados que tem dado respostas a população. Nos últimos meses, diante do cenário delicado causado pela pandemia do coronavírus, o programa tem contribuído de forma incisiva no combate ao enfrentamento do vírus em Goiás por meio de suas articulações e atividades.

Além da doação realizada pela entidade americana, o programa Goiás de Resultados que tem como uma de suas metas prioritárias a ressocialização de presos já intermediou a confecção de 233 jalecos para proteger os servidores do IML de Goiás da Covid-19, mais de 160 mil máscaras confeccionadas nas Unidades Prisionais de várias cidades goianas, a produção de 800 blocos de cimentos que serão utilizados em obras públicas entre outras inúmeras ações desenvolvidas na atual gestão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias