Home / Cidades

CIDADES

HMI continua o atendimento às vítimas de violência sexual

Mesmo com a pandemia do Coronavírus, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), segue com o funcionamento do Ambulatório de Atendimento à Vítimas de Violência Sexual (AAVVS).

A violência sexual resulta em grande impacto na saúde física, psíquica e consequentemente na vida produtiva das vítimas e demais membros da família, produzindo vulnerabilidades e insegurança. As pessoas agredidas vivenciam situações de medo, pânico, fragilidades emocionais, perda da autonomia e autoestima.

Diante dessa situação tão traumática, as vítimas encontram no HMI um porto seguro. Reconhecido como instituição de referência para atendimento a vítimas de violência sexual, o hospital dispõe de um conjunto de procedimentos previstos nas normas técnicas do Ministério da Saúde, como acolhimento, atendimento multiprofissional, realização de exames e profilaxias necessárias, orientações, entre outras. Os profissionais são capacitados para atender vítimas de agressão sexual por meio de força física (estupro), abuso sexual e casos relacionados a abuso sexual envolvendo crianças, dentro ou fora de casa.

O ambulatório presta atendimento às mulheres, homens, adolescentes e crianças vítimas de violência sexual que chegam ao hospital espontaneamente ou encaminhados por delegacias, unidades básicas de saúde, conselhos tutelares ou pelo Ministério Público. O atendimento é realizado por uma equipe composta por médicos ginecologistas e obstetras, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. As consultas, que transcorrem em ambiente adequado e humanizado, incluem exames físicos, anticoncepção de emergência, profilaxia de doenças sexualmente transmitidas, como hepatite B e HIV-AIDS, atendimento psicológico e orientações legais.

A médica Daniella Rassi esclarece que o atendimento imediato é obrigatório em todos os hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), sem a necessidade de boletim de ocorrência e nem de encaminhamento para ter o primeiro atendimento no ambulatório. A médica reforça a importância de procurar o hospital para que seja tratada a saúde da vítima. A parte criminal é na delegacia de polícia.

“Em caso de violência sexual procure sempre um serviço de saúde o mais rápido possível para minimizar riscos de infecções sexualmente transmissíveis, gestação e apoio psicológico. Para denunciar o crime, no caso de adultos, é necessário fazer queixa na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) do local de ocorrência, e no caso de crianças e adolescentes, na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA)”.

Número de atendimentos

Em 2019 foram: 378 pacientes atendidos, sendo 53 gestantes, das quais 42 solicitaram aborto legal e 24 foram atendidas na realização da interrupção da gravidez. Já em 2020, de janeiro até a dia 9 de junho: 181 pacientes receberam atendimentos, sendo 28 gestantes. Houve 22 solicitações para interromper a gravidez e 15 foram realizadas.

O AAVVS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone para contato é (62) 3956-2954.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias