Home / Cidades

CIDADES

Trabalho dos bombeiros em Goiás será auxiliado por drones

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) escolheu o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na próxima sexta-feira (5), para lançar a Operação Cerrado Vivo 2020. Segundo a corporação, uma das principais novidades para este ano é o reforço no uso de drones para prevenção e combate aos incêndios no Estado. Os aparelhos serão uma das estratégias de ação para monitorar as áreas sujeitas aos incêndios, principalmente neste período de baixa umidade do ar e aumento da temperatura.

Foto: CBMGO

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o termo "drone" é usado de forma popular para se referir a qualquer aeronave, e outros tipos de veículos, com alto grau de automatismo. De maneira geral, toda aeronave "drone" é um aeromodelo ou uma aeronave não tripulada remotamente pilotada (RPA), segundo o site da agência.

Foto: CBMGO

Conforme aponta o CBMGO, a experiência com os drones no monitoramento aéreo dos parques estaduais foi positiva no ano passado. Este ano os aparelhos passarão a transmitir imagens em tempo real. Para isso, uma sala de controle foi montada para cruzar as imagens dos drones com os dados do satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Foto: CBMGO

"Nosso objetivo é detectar os focos de incêndio ainda no início para evitar a propagação nas áreas monitoradas", enfatiza o comandante da Operação Cerrado Vivo, Tenente Coronel Pedro Carlos Borges de Lira.

Os veículos aéreos não tripulados e controlados remotamente são uma forma de oferecer aos bombeiros uma visão panorâmica do terreno. Além disso, ajudam a corporação a perceber para onde o fogo deve ser mover em seguida. Dessa maneira, permitem que os profissionais tomem decisões rápidas sobre o deslocamento da equipe, e caso seja necessário, a evacuação de comunidades que possam ser atingidas.

Fiscalização de incêndios urbanos

Foto: CBMGO

Segundo divulgação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), a corporação também vai atuar na "Operação Cerrado Vivo 2020" com ações de fiscalização de incêndios urbanos, por meio de uma parceria com as prefeituras. Em 2019, foram registradas 9.408 ocorrências de incêndio em vegetação em Goiás. Nos primeiros cinco meses de 2020, foram 976 ocorrências, mais da metade no mês de maio.

Além disso, a ação dos bombeiros também contará com a fiscalização das queimadas. Elas causam danos ao meio ambiente e provocam problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos, conforme aponta o CBMGO. Também aumentam o risco de acidentes com veículos, uma vez que, muitas vezes, as chamas ou a fumaça invadem as rodovias e provocam falta de visibilidade aos motoristas.

Desde o início do ano, o CBMGO realiza ações educativas que priorizam a prevenção de incêndios em Goiás, como palestras em escolas e parcerias com sindicatos rurais. Dentre as atividades também estão: cartilhas de orientação, visitas a propriedades rurais, oficinas para confecção de abafadores e treinamento de brigadas de incêndio, para atuarem em propriedades rurais e áreas de proteção ambiental, além das ações de combate efetivo de incêndio em vegetação.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias