Home / Cidades

CIDADES

Atuação contra garimpo ilegal detém 5 pessoas

De acordo com a Polícia Militar (PM), um grupo estava acampado no local, praticando irregularmente a extração de minérios.Cinco pessoas foram presas, suspeitas de envolvimento em mina ilegal, na zona rural de Niquelândia, distante 307,5 km de Goiânia.

Em posse de um dos garimpeiros os militares encontraram R$ 2 mil em ouro. O caso está sendo apurado pela Polícia Federal (PF).

Segundo a PM, algumas pessoas que se encontravam no acampamento conseguiram foragir, quando notaram a presença do Grupo Tático Ambiental. Os garimpeiros presos afirmaram aos policiais que trabalhavam para uma pessoa residente no Distrito Federal.

O grupo chegou a apresentar um documento à polícia, constatando que estavam acampados para fins de pesquisa, mas a equipe avaliou que o documento não apresentava nenhuma legalidade. Entretanto, segundo a PM, mesmo que fosse verídico, ele não daria permissão para a extração do mineral.

No local, os policiais se depararam com diversos equipamentos para manuseio de garimpos, como compressores, trituradores, aparelhos de lavagem e peneiramento, motor a diesel e barracas, com itens pessoais. Todas as ferramentas foram apreendidas e encaminhadas para a PF.

Conforme o site G1, o delegado Gerson de Souza, titular da delegacia de Niquelândia justificou que, por se tratar de um crime federal, os detidos foram prontamente recambiados para a PF.

"A PM ambiental já trouxe pra cá afirmando que era crime federal e, já tinham feito contato com a PF. Não chegou a ter atendimento", ressaltou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias