Home / Cidades

CIDADES

Íris Rezende se despede da vida política

Nesta terça-feira (25), Íris Rezende, atual prefeito de Goiânia, anunciou que encerrará sua carreira política no dia 1° de janeiro do próximo ano com a entrega da gestão municipal para o próximo eleito. Aos 86 anos, Íris tem uma extensa trajetória dentro da política brasileira.

Nascido em Cristianópolis, interior do Estado, Íris Rezende começou sua carreira política em 1949, aos 16 anos de idade e desde então já atuou em cargos como deputado, ministro da Justiça, senador e governador de Goiás. São mais de seis décadas dedicadas à vida pública.

Elegeu-se vereador na Capital, em 1958 e em 1962 foi eleito deputado estadual, ocasião em que recebeu o maior número de votos até então. Três anos depois, em 1965, assumia a Prefeitura de Goiânia, onde exerceu o cargo de gestor municipal até ser cassado pela ditadura militar.

“Enquanto muitos cassados se exilaram em outros países, eu fiquei aqui mesmo, não tinha nada a esconder”, recorda. Contudo, após o fim da ditadura candidatou-se à governador em 1982, foi eleito e ao fim do mandato tornou-se ministro da Agricultura onde permaneceu até 1990.

Posteriormente, Íris retornou ao governo de Goiás onde exerceu o cargo de 1991 a 1994. Neste ano foi eleito senador da República e, em 1997 assumia o ministério da Justiça onde permaneceu por um ano. Em Goiânia se elegeu prefeito por quatro vezes, dentre elas em 2004, 2008 e 2017.

De acordo com ele, o comando da Prefeitura de Goiânia será seu último cargo público, hoje (25), após a longa trajetória política que percorreu, Íris anunciou que encerrará a carreira política em 2021, mas sem dúvidas deixa sua marca na história política do Brasil. “Encerrarei a minha vida pública, com a plena consciência de dever cumprido", declarou Íris.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias