Home / Cidades

CIDADES

Operação Attack Mestre investiga crimes cibernéticos

Na manhã desta sexta-feira (28/8) estão sendo cumpridos 05 mandados de busca e apreensão em São Paulo e Goiás, além de 02 mandados de prisão temporária. As Polícias Civis do Estado de Goiás e do Tocantins , deflagraram a Operação Attack Mestre juntamente com a Delegacia Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos- DERCC/GO e a Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos – DRCC/TO.

A Operação tem como objetivo desarticular a organização criminosa especializada na prática de extorsões, após a utilização de ataques de Negação de Serviço Distribuído, em desfavor de Provedores de Conexão de Internet.

Segundo as apurações, com os ataques, os investigados interompiam as conexões de internet banda larga de centenas de milhares de usuários (pessoas físicas e jurídicas), por meio de boots - zumbis, em todos os 26 Estados da Federação e no Distrito Federal. Para ter o serviço reestabelecido, eles extorquiam os proprietários provedores afim que pagassem valores em criptomoedas.

Os elementos informativos foram coletados no ambiente cibernético através de ações integradas entre as polícias judiciárias dos estados do Tocantins e Goiás.

A ação integrada contou também com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública através do Laboratório de Operações Cibernéticas – CIBERLAB e da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo – DEMACRO.

A Operação Attack Mestre recebeu este nome em referência ao modo de controle exercido pelos investigados sobre os pontos que distribuem efetivamente os ataques. Sabe-se que tecnicamente o ataque conhecido como DDoS tem como principal característica o controle por um “Mestre” de vários outros “bots” escravos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias