Home / Cidades

CIDADES

Outubro Rosa: A prevenção como aliada no combate ao Câncer de Mama

O mês de Outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa que é realizada mundialmente, com a intenção de alertar as mulheres da sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, todas as instituições abordam o tema para encorajar todas as mulheres a realizarem seus exames para identificar a doença.

Muitas mulheres ainda sentem medo de fazer o exame, pois ficam com receio de saber o resultado. O câncer de mama inicialmente tem a chance de 95% de cura, por esse motivo é muito importante a realizações do exame.

De acordo com a sociedade brasileira de mastologia, das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas.

Para as mulheres que ainda não sabem sobre essa doença, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. E há vários tipos de câncer de mama, alguns tipos têm o desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

"Os fatores que levam ao risco do câncer é a idade avançada, antecedentes familiares, mutações genética, nuliparidade, gestação tardia, menarca precoce, menopausa tardia, uso de anticoncepcionais orais, terapia de reposição hormonal, etilismo, radiação ionizante, obesidade, dieta rica em gorduras, mamas com densidade monográfica aumentada e alterações proliferativas da mama. Na pôs-menopausa, o aumento do índice de massa corpórea contribui para o aumento do risco de câncer de mama" conforme explica o médico mastologista Juarez Antônio de Sousa.

Outubro Rosa: Pacientes relatam como descobriram e inclusive conseguiram a cura do Câncer de Mama

A equipe do DM Online entrou em contato com algumas mulheres que estão em tratamento do câncer de mama. Entre as entrevistadas está Ionei Aparecida do Nascimento que nos conta que apesar de todos os cuidados, o câncer de mama apareceu meses depois de fazer os exames para descobrir se tinha desenvolvido a doença.

"Sempre fui muito cuidadosa com minha saúde e no inicio do mês de Março havia feito mamografia, ultrassom da mama e estava tudo bem, então no mês de junho ao deitar senti algo dolorido parecia ser no início da costela não parecia ser na mama, parecia um pequena alteração. Preocupada no dia seguinte agendei uma consulta com meu ginecologista porque moro no interior e o mastologista que eu consulto a 13 anos é de Rio Verde".

Segundo Ione após procurar o mastologista e fazer um novo exame foi identificado um nódulo de 2cm. E depois de confirmado o diagnostico passei a fazer o tratamento com o mastologista Juarez Sousa, não foi preciso retirar toda a mama e agora vou para a segunda seção da quimioterapia.

Além do exemplo de Ione que descobriu o câncer de mama no início, outro exemplo que temos é o de Silvana Rosa Martins, que após o tratamento conseguiu se curar da doença.

"Não foi preciso retirar a mama, com a quimioterapia o tumor se destruiu", conforme relata Silvana Rosa. Mesmo curada da doença, ela segue tomando aplicações de monoclonais, que nada mais são do que anticorpos que auxiliam no tratamento ao Câncer de Mama.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias