Home / Cidades

CIDADES

Violência obstétrica: mãe e bebê ficam machucados durante parto em Olinda

A diarista Ana Paula Silva de Souza, de 37 anos, deu à luz no dia 24 de setembro no Hospital do Tricentenário, em Pernambuco.

Segundo Ana, o bebê saiu machucado com ferimentos na cabeça e um corte grande na orelha durante o procedimento e a unidade ainda preencheu incorretamente a declaração de nascido vivo, trocando o sexo da criança.

"Meu marido soube e ficou revoltado. Graças a Deus o meu filho está vivo, mas eu fiquei tão traumatizada que acho que acabou o meu leite. Queria amamentar bastante meu filho, mas não posso. Não consigo nem olhar para aquele hospital que eu fico nervosa, agitada. Quero justiça", acrescentou.

Justiça

Ana Paula foi atrás de seus direitos e na segunda-feira (5), foi até a Delegacia de Rio Doce, em Olinda, registrar o caso.

Ela foi submetida a um exame de corpo delito e, logo quando sair o laudo, sua advogada irá protocolar queixas no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

Hospital se pronuncia

Em nota, o Hospital do Tricentenário informou que "Alguns pequenos riscos são previstos, mas de forma temporária, sem a necessidade de tratamento, como pequenas lesões na região da cabeça do bebê, onde o aparelho é encaixado. Como consta em prontuário, mãe e bebê tiveram alta médica em boas condições e sem agravos à saúde. O Hospital do Tricentenário fica à disposição dos familiares para possíveis esclarecimentos", pontuou o centro de saúde.

Polícia Civil

Também por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco diz que "instaurou inquérito policial do caso e que estão sendo tomadas medidas necessárias pelo delegado Osias Tiburcio".

*Com informações da UOL

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias