Home / Cidades

CIDADES

Padre Robson é denunciado por organização criminosa pelo MPGO

O padre Robson de Oliveira, ex-reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, e ex-diretor da Associação dos Filhos do Pai Eterno (Afipe), foi denunciado por organização criminosa e lavagem de dinheiro pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO).

A denúncia ocorre após o órgão ter deflagrado a Operação Vendilhões, que investiga o desvio de doações feitas por fiéis a Afipe. Além do Padre Robson outras 18 pessoas também foram denunciadas pelo MP.

Segundo os dados divulgados pelo MPGO, o padre seria o líder da organização, e tinha como modo de agir, usar a associação de empresa para fazer compras indevidas, além da prática do crime de falsidade ideológica e também lavagem de dinheiro em benefício próprio e por fim desviando dinheiro de doações dos fiéis. De acordo com o MPGO, os promotores afirmam que o padre Robson de Oliveira desviava o dinheiro da Afipe e repassava o recurso a terceiros.

Entre os denunciados estão o atual vice-prefeito de Trindade Gleysson Cabriny e outros integrantes de sua família como Onivaldo Oliveira Cabriny Costa Júnior e Bráulio Cabriny de Almeida Costa, que são colocados como auxiliares do Padre Robson no esquema.

Além deles a investigação do MPGO, mostra que o núcleo de operações do grupo girava em torno de Rouna Caroline Azevedo Martins, responsável por gerenciar e organizar toda atividade ilícita e colocada como braço direito do Padre Robson.

Padre Robson e Afipe são alvo da operação vendilhões do MPGO

Em agosto deste ano o MPGO deflagrou a operação Vendilhões, com o intuito de investigar desvios de doações de fiéis a Afipe. Na ocasião, o padre Robson foi apontado como líder de um esquema criminoso, e afastado de suas funções tanto como reitor do santuário basílica do Divino Pai Eterno em Trindade, como da direção da associação.

Após o início das investigações, e desdobramentos, houve o pedido de arquivamento do caso por parte da defesa do Padre. O que inclusive acabou acontecendo em certo momento. Alguns meses depois, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) deu decisão favorável ao pedido feito pela defesa do clerigo, e determinou o arquivamento do processo.

No entanto na última segunda-feira (7) o processo que investiga o desvio de verba na Afipe foi reaberto, e o MPGO então denunciou o Padre Robson pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias