Home / Cidades

CIDADES

Atividade física passa a ser considerada essencial, em Goiânia

Nesta quarta-feira (19), a prática de exercícios físicos passou a ser considerada um serviço essencial, em Goiânia. Sendo assim, academias de musculação, espaço de fisioterapia e exercícios praticados em espaços públicos devem ser permitidos mesmo em tempos de crises sanitárias, como a pandemia de Covid-19, ou catástrofes naturais.

Rogério Cruz (Republicanos), prefeito de Goiânia, sancionou o projeto de lei na última terça-feira (18). Nesta manhã, a sanção foi publicada no Diário Oficial do Município.

Criada pelo ex-vereador Denício Trindade em 2020, a proposta foi aprovada em 2º turno no início do mês passado. O autor da lei defende que a prática de exercícios físicos pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças, entre elas, cardiovasculares, câncer e depressão.

''Mesmo neste momento delicado, em que o risco de contaminação é iminente, o exercício é importante, já que, se feito adequadamente, fortalece a imunidade e diminui o risco de adoecimento'', disse Denício Trindade em sua proposta.

Marcelo Spada, presidente do Conselho Regional de Educação Física de Goiás e Tocantins, comemorou a chegada da nova lei e disse que a nova lei é uma vitória da população de Goiânia.

''A sanção do projeto de lei é uma vitória da população de Goiânia e chancela a importância do profissional de educação física e da prática contínua de atividades físicas para a promoção da saúde coletiva física e mental, bem como da qualidade de vida com a prevenção de doenças'', disse Marcelo.

Vale lembrar que para o funcionamento tanto de academias e espaços quanto para pessoas, precisam estar de acordo com as normas sanitárias exigidas pela Secretária Municipal de Saúde (SMS).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias