Home / Cidades

CIDADES

Decon apreende mais de 300 mil peças automotivas falsificadas em operação

Com o intuito de desarticular uma quadrilha especializada em falsificação de peças automotivas no centro oeste, a Delegacia de Crimes contra o Consumidor (Decon) em conjunto com a Associação Brasileira de Combate a Falsificação, deflagrou uma operação na quarta-feira, 26, na qual cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em Itapuranga.

De acordo com as informações divulgadas, a equipe policial chegou ao grupo após receber diversas denúncias sobre os crimes. Na ação, a polícia foi até o QG da organização criminosa na cidade de Itapuranga, no interior do estado, e apreendeu milhares de peças automotivas falsificadas em quatro endereços, sendo um na sede da empresa, e outros três que eram usados como depósito ou local de gravação ou embalagem das peças falsificadas.

A polícia informou que nos endereços foram apreendidas peças como velas, lâmpadas automotivas, pastilhas de frio, kits pistão e motor, embreagens, juntas de cabeçote todas falsificadas e imitando as líderes do mercado.

Peças automotivas falsificadas eram importadas da China e embalagens eram feita em gráficas clandestinas

Durante as investigações, a equipe policial constatou que grande parte dos produtos, eram importadas da China, e eram usadas declarações falsas de importação, sem marca e a granel. A polícia afirma também que quando o material chegava aos depósitos da quadrilha, eles eram gravados e empacotados em uma imitação de marcas famosas, no entanto, as embalagens também eram falsificadas em gráficas clandestinas.

O material foi apreendido e transportado para a sede da Decon em Goiânia. Na delegacia, o mesmo vai ser submetido a perícia para atestar que as peças foram falsificadas. Vale ressaltar que foi expedido um mandado de prisão preventiva decretado contra o líder do grupo criminoso, mas ele não foi encontrado e está foragido.

Responsável por coordenar a ação, o delegado Frederico Maciel, afirma que essa foi a maior operação de combate à falsificação de autopeças deflagrada no país nos últimos três anos, e supera a operação Carango, desencadeada pela própria Decon em 2019, que teve como alvo a mesma quadrilha.

De acordo com a polícia, o número de peças falsificadas apreendidas, passa das 300 mil, e são de diversas marcas e modelos, o que faz desta a maior operação deflagrada no Brasil nos últimos três anos.

Vale lembrar que o consumidor é o principal lesado, pois, paga o valor de uma peça original, e pelo fato de serem falsificadas correm o risco de se envolver em acidentes graves que podem até mesmo ser fatais para os ocupantes dos veículos pelo fato das peças serem falsas.

Leia também:

Mais vídeos:

  • CIDADES

    Acidente grave com carreta na BR deixa dois mortos

    , o motorista perdeu o controle da direção avançando em direção ao canteiro central onde tombou

    Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - 10:18

    / Atualizado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Corpo de adolescente desaparecido há três dias é encontrado

    O corpo do jovem foi encontrado por volta das 17h de terça-feira, 23, em uma mata próximo de onde o adolescente teria sido visto pela última vez

    Publicado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 - 08:55

    / Atualizado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Motorista é preso com CNH falsa

    O motorista informou que comprou o a CNH em Ibitinga-SP e pagou R$ 1.400,00 reais em março de 2023

    Publicado terça-feira, 23 de janeiro de 2024 - 09:43

    / Atualizado terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias