Home / Cidades

CIDADES

RJ: Polícia prende 3 suspeitos de aplicarem golpe na venda de casa própria

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu três pessoas em flagrante na segunda-feira (24), durante a "Operação Casa de Papel", um esquema de fraude imobiliária que fica no centro do Rio de Janeiro e fez mais de 180 vítimas no estado. Os prejuízos somam mais de R$ 3,6 milhões. O grupo criminoso também aplicou golpes no Distrito Federal, São Paulo e Maranhão.

Segundo a polícia, mais de dez pessoas foram conduzidas para a delegacia. Um dos presos na operação tem mais de 80 passagens pela polícia, a maioria por estelionato e ameaça. Enquanto os investigadores estavam no local, flagraram novos clientes assinando contratos e mais de dez novas vítimas chegaram para fazer negociações.

As investigações começaram após denúncias de vítimas e revelaram que o grupo criminoso simulava um financiamento para compra da casa própria, com entradas a partir de R$ 10 mil. De acordo com os agentes, o grupo pegava imagens em sites de venda de imóveis e usava para enganar os clientes, utilizando as redes sociais e páginas na internet para atrair novos compradores.

"Esse caso chegou por meio de denúncias de várias vítimas, que nos procuraram ao perceberem que tinham caído em um golpe. Iniciamos as investigações e conseguimos localizar mais de 180 pessoas que foram lesadas, com prejuízos milionários. Algumas dessas vítimas são pessoas humildes, que juntaram dinheiro por muitos anos para realizar o sonho da casa própria e perderam tudo. O número pode ser maior", disse a delegada Patrícia Aguiar, titular da 4ª DP (Praça da República).

A Polícia Civil informou, que a ação da segunda-feira foi a 1ª fase da investigação, que terá continuidade.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias