Home / Cidades

CIDADES

Caiado garante conclusão da Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico durante vistoria

O governador Ronaldo Caiado vistoriou, na manhã desta quarta-feira (16/06), a reforma e ampliação da Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico, na região Sul de Goiânia. Trata-se de mais uma obra abandonada pela antiga gestão. “Estamos reiniciando e vamos concluí-la. Esse é um compromisso que tenho, nas ordens que determino em meu governo”, garantiu.

No novo projeto, que está em andamento, o complexo ganhará estrutura para mais modalidades esportivas, a partir do investimento de R$ 6,5 milhões. “A gente vai conseguir concluir em março do ano que vem”, assegurou o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales.

Caiado ressaltou a importância do esporte como instrumento de inserção social, e que essa obra atenderá toda a comunidade do bairro, o quinto mais populoso da capital, bem como a toda região Sul, penalizada durante anos por causa da interdição do espaço.

“É um ponto positivo para Goiânia”, disse Caiado. “Os jovens, as crianças, os idosos terão oportunidade de ter um local sério, tranquilo, com todas as condições, professores e instrutores capacitados para orientar na prática esportiva, com aulas de ginástica e todo tipo de atividades”, destacou. O espaço “resgata autoestima, motiva moradores e devolve aos goianienses a dignidade que merecem”, pontuou.

A reforma da praça esportiva foi anunciada em 2014, mas paralisada, pouco tempo depois, com menos de 24% dos serviços executados. “Nunca teve um projeto, nenhuma previsão orçamentária”, criticou o governador. “Era feita em período de campanhas eleitorais e depois tudo era largado. Isso fez com que a obra fique mais cara ainda, porque muita coisa deteriora e não pode ser mais utilizada”, observou.

A retomada dos serviços ocorreu na atual gestão, em julho do ano passado, por meio da Goinfra. “Será um espaço de convivência, desporto, desenvolvimento da saúde e lazer para nossos jovens e idosos, tão necessários hoje nos grandes centros urbanos”, pontuou o presidente do órgão, Pedro Sales.

Ao aprofundar os estudos sobre a obra para sua respectiva retomada, foi verificada uma série de falhas técnicas, informou Pedro Sales. “A obra foi licitada, no passado, basicamente com um croqui, não era um projeto de fato”, comentou. “Isso gerou uma série de entraves para o andamento dos trabalhos, à medida que avançavam”, disse. “Pela primeira vez, temos um projeto completo, ampliado e consensuado em seu aspecto financeiro”, destacou. “Atualizamos preços de insumos necessários e ampliamos um pouco a concepção do projeto, para que tivesse economicidade”, completou o presidente da Goinfra.

Titular da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Henderson Rodrigues salientou que é importante trazer o ser humano para o desenvolvimento do esporte. “Minimiza custos para o Estado, do ponto de vista da saúde, das drogas e [promove] convívio social, aquilo que é mais importante dentro da prática esportiva”, argumentou. “Vamos trazer várias pessoas do município, que participaram de competições do passado, com conhecimento das práticas desportivas, para desenvolver as atividades”.

Com mais de 50 anos de história, a Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico tem grande importância social para os bairros da região Sul de Goiânia. “Realmente é uma obra de suma importância, que vai trazer grande resultado para a população”, celebrou o ex-vereador por Goiânia, Paulo Magalhães, que se empenhou para a retomada da construção. “Vamos tirar jovens da rua, pessoal da terceira idade vai fazer hidroginástica, as crianças, na natação, e os praticantes de atletismo terão sua pista. Jogadores vão bater bola no campo”, projetou.

O deputado Virmondes Cruvinel observou que a praça de esportes será de grande relevância, principalmente no cenário pós-pandemia. “A medicina, na qual o governador é especialista, recomenda atividade esportiva. Inclusive ajuda a melhorar em caso do pós-Covid”, comentou. Já o deputado estadual Bruno Peixoto fez questão de agradecer Caiado pela iniciativa de retomar as obras do complexo, ao destacar o seu papel social no sentido de agregar a juventude e a terceira idade.

Estrutura
A Praça de Esportes possui duas quadras poliesportivas, quadra de futebol de salão, vestiários, campo de futebol, pista de atletismo e duas piscinas. O local ganhará duas quadras de areia, pista de salto em distância e academia ao ar livre, além de calçadas, pavimentação do estacionamento, paisagismo, reconstrução dos muros e instalação de grade metálica.

A Goinfra também seguirá as normas de promoção à acessibilidade de pessoas com deficiência. Para tanto, em toda a estrutura serão instaladas rampas com inclinações adequadas para os espaços de práticas esportivas, inclusive às piscinas, além de acessos facilitados aos vestiários e banheiros.

A expectativa entre os moradores já é grande. Com 70 anos, dona Lídia Fernandes de Castro Silva sonha em retomar as aulas de hidroginástica, que frequentava no mesmo local há cerca de 20 anos. “Era tão bom. Uma ‘turmona’. Foi muito ruim quando acabou”, queixou-se. “Nascida e criada” no Pedro Ludovico, ela rememorou épocas em que frequentava as aulas desta atividade e levava as filhas, hoje com 35 e 40 anos, para a natação. Lídia sonha em repetir isso com os netos. “Sonhamos em ficar pronto. É mais qualidade de vida”, comentou a moradora.

Também acompanharam a vistoria o ex-deputado e assessor especial da Governadoria, Livio Luciano; e os deputados estaduais Bruno Peixoto e Virmondes Cruvinel.

Fotos: Júnior Guimarães

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias