Home / Cidades

CIDADES

Estelionatários são presos em operação policial em Goiás

Nessa manhã (02/06), o Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC) realizou uma nova operação policial. A ação deu continuidade ao trabalho de repressão aos estelionatos, que cumpriu mais 5 mandados de prisão temporária em desfavor de 4 homens e uma mulher que aplicaram golpes contra um idoso de 74 anos de idade. A vítima é morador de São Paulo e teve o prejuízo total de R$ 144.700,00.

Os criminosos se passaram pela filha da vítima, via Whatsapp e pediram para que a vítima excluísse o número antigo. Depois solicitaram diversos depósitos, em contas bancárias distintas, com a justificativa que o limite do cartão havia excedido naquele dia. Para dar veracidade ao pedido, os criminosos utilizaram a fotografia da filha da vítima no número de Whatsapp utilizado.

As prisões ocorreram do dia 26 ao dia 28 de maio de 2021, em Senador Canedo (setor Residencial Rio Araguaia) e Goiânia (Setor Santa Genoveva II, Setor Estrela Dalva). Além de serem capturados, todas as contas bancárias dos envolvidos foram bloqueadas.

Segundo o Delegado Olemar Santiago, os presos compõem o segundo escalão do esquema criminoso que têm como função aliciar pessoas interessadas em alugar/vender suas contas bancárias para recebimento do produto do crime (o dinheiro roubado), para assim depois remunerar o aluguel da conta. Além disso, os criminosos tem como mira os idosos, pessoas com idade superior a 60 anos, que são mais vulneráveis na internet.

O crime tratam-se de estelionato e associação criminosa, envolvendo engenharia social conhecida como “golpe do novo número”. Ao todo, foram 10 pessoas presas, todos são envolvidos no delito. Elas deverão responder pelos crimes contra o idoso, associação criminosa e também lavagem de dinheiro.

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias