Home / Cidades

CIDADES

Fábrica clandestina de agrotóxicos é fechada em Aparecida de Goiânia

Em Aparecida de Goiânia, uma fábrica clandestina de agrotóxicos foi fechada durante uma operação. A ação foi realizada pelo trabalho em equipe do Ministério da Agricultura, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar. A operação foi realizada na última quinta-feira (10) e um homem foi preso.

De acordo com as investigações os produtos eram feitos sem nenhum controle ou certificação. Os insumos usados eram importados da China e ficavam guardados em um galpão na Vila Maria. No local foram encontrados rótulos, embalagens e até selos de qualidade idênticos a produtos de marcas originais. Segundo os agentes, todo material era confeccionado no local.

“Esses produtos não têm garantia nenhuma da sua efetividade, tampouco da sua qualidade em relação à saúde da população em geral. Ele pode tanto não oferecer os resultados para o agricultor quanto provocar danos a quem os manipula”, disse o sargento do Batalhão Ambiental, Thiago Silva Mariano.

A investigação começou há seis meses quando fiscais do Ministério da Agricultura encontrarem lotes falsificados de agrotóxicos em vários estados brasileiros, como: Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. As equipes rastrearam os produtos e identificaram que eles eram feitos em Goiás.

Foi possível identificar que os responsáveis pela falsificação usavam empresas de fachada e notas fiscais frias para distribuir os produtos irregulares para todo o país.

Um homem foi preso em uma casa no Setor Sul, em Goiânia. Ele é suspeito de participar do esquema de produção clandestina de agrotóxicos. Em um depósito ao lado da casa dele, foram apreendidas 9 toneladas de defensivos agrícolas já embalados e prontos para a venda. Todos os produtos e maquinários que estavam nos locais foram apreendidos.

Segundo o Ibama, os insumos vão passar por perícia, pois são extremamente perigosos. Além de não protegerem as lavouras de pragas, podem causar danos à saúde das pessoas que comem os alimentos que receberam esses agrotóxicos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias