Home / Cidades

CIDADES

Operação contra milícia tem PMs como alvo no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira (01), pelo menos sete policiais militares foram alvos da operação Direção Perigosa, contra a milícia que atua em Mesquita, na Baixada Fluminense. A ação tem finalidade de cumprir 13 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão. Até às 7h, dez pessoas haviam sido presas.

Segundo as investigações, o grupo liderado pelo miliciano Márcio Lima da Cunha, conhecido como "Zebu", explora o comércio ilegal de transporte alternativo e exerce poder de controle em três cooperativas nos bairros Jacutinga, Santo Elias, Vila Emil, em Mesquita, através de cobrança de taxas para circular livremente pelos bairros.

As investigações apontam que policiais militares recebem propina para fazer vista grossa nas irregularidades. Para a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio, eles eram os responsáveis por impedir que os veículos fossem fiscalizados. Foi realizado o pedido de afastamento imediato dos policiais militares investigados.

"A milícia atuava de forma setorizada, com objetivo de auferir vantagens, tanto patrimoniais, como de domínio do território e imposição de força, mediante a prática de crimes como extorsão e corrupção ativa , dentre outros previstos no Código Penal", diz a nota do MPRJ.

A operação é conjunto entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Polícia Militar e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias