Home / Cidades

CIDADES

Suspeitos de invadir sistema e revelar dados de cartões de crédito são presos

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3), realizou na manhã desta sexta-feira, 17, a Operação Black Cake contra suspeitos de invasão de sistema informático e furto mediante fraude em Goianira (GO).

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão domiciliares. Durante as buscas, foram apreendidos dezenas de aparelhos celulares, computadores e demais objetos com um casal.

A investigação, que durou cerca de quatro meses, aponta um homem de 24 anos e a esposa dele, de 23 anos como responsáveis pelos crimes de invasão de sistema informático e furto mediante fraude.

De acordo com a DERCC, o homem é reconhecido na internet pelo nickname “Vellasc Silva”, utilizado por ele para identificá-lo como o segundo colocado no ranking nacional de criminosos dedicados a revelar dados de cartões de crédito clonados.

Objetos apreendidos durante Operação em Goianira (GO)Foto: Divulgação

Segundo a polícia, após gerar listas que ultrapassam 50 mil números confirmados de cartões de crédito de vários bancos, o suspeito as comercializava ou realizava “doações” de tais números pela internet.

A esposa dele, que também foi presa, além de auxiliar o marido nas práticas criminosas, possuía a responsabilidade de comercializar virtualmente, através de um perfil em rede social, diversos aparelhos eletrônicos e smartphones, que eram obtidos com o lucro das práticas criminosas.

Conforme a investigação, casal ostentava vida de luxo, através da propriedade de imóveis, veículos de alto valor, Jet Ski e viagens de lazer com grandes custos, com o dinheiro do crime.

Veículos apreendidos durante Operação em Goianira (GO)Foto: Divulgação

A operação foi batizada com o nome “Black Cake” porque a imagem fotográfica do bolo de aniversário do preso demonstrava uma decoração composta por vários cartões de crédito black. O casal foi preso preventivamente.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias