Home / Cidades

CIDADES

Tudo pronto para a vacinação das crianças em Goiânia

Goiânia já está com tudo preparado para iniciar a vacinação das crianças contra a Covid-19 nesta segunda-feira (17/1) a partir das 8h. O que estava faltando eram as doses, mas as 8.900, destinadas ao município neste primeiro momento, já estão na rede de frio. Seguindo orientação do Governo Estadual, a vacinação das crianças será por faixa etária, iniciando por quem tem 11 anos (veja cronograma completo abaixo). Até o dia 12 de fevereiro, todas as crianças de 5 a 11 anos já estarão liberados pra se vacinarem.

Ao todo, o município vai disponibilizar 15 pontos exclusivos para aplicação da vacina pediátrica, inclusive o Centro Municipal de Vacinação (CMV), onde o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso e a secretária-executiva, Luana Ribeiro, estarão às 8h30. "Buscamos as doses da Pfizer hoje manhã na rede de frio do estado, agora é só esperar segunda e começar a imunizar nossas crianças", comemora o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

Durval lembra ainda que a vacinação das crianças será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 16h, sem agendamento. "Enquanto o CMV estiver vacinando exclusivamente covid, os pais podem buscar as doses de rotina em outros locais como Parque Amazônia e Vila Rendição", informa.

O prefeito Rogério Cruz chama a atenção para a importância da vacina para as crianças. "Sabemos que é um passo importantíssimo na proteção de nossas crianças e tenho certeza que, com mais esse esforço das equipes de saúde e cooperação dos pais, vamos ter uma vacinação êxitosa", destaca. O prefeito lembra também que a vacina é segura. "É uma vacina da Pfizer, devidamente autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, então não há o que ter medo mesmo porque milhões de crianças já foram vacinadas em outras países como Estados Unidos sem registro de intercorrência grave", conclui.

A vacina
A vacina possui composição específica para a faixa etária de 5 a 11 anos, tem dosagem menor que a de adultos e cor também diferente, o vidro tem a tampa e rótulo laranja enquanto que a de adulto é roxo. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas. Em relação às outras vacinas de rotina, a recomendação do Ministerio da Saúde é para que seja respeitado um prazo de 15 dias.

Documentos necessários
Na hora da vacina, os pais ou responsáveis precisam apresentar algum documento da criança, podendo ser Certidão de Nascimento ou RG, CPF ou o cartão SUS. No caso da criança ser levada por terceiros, é necessário que os país ou responsáveis deem uma autorização para a vacina por escrito.

Confira o calendário de vacinação das crianças:

De 17 a 19 de janeiro: crianças de 11 anos

De 20 a 22 de janeiro: crianças de 10 anos

De 24 a 26 de janeiro: crianças de 9 anos

De 27 a 29 de janeiro: crianças de 8 anos

De 31 de janeiro a 2 de fevereiro: crianças de 7 anos

De 3 a 5 de fevereiro: crianças de 6 anos

De 7 a 9 de fevereiro: crianças de 5 anos

De 10 a 12 de fevereiro: repescagem

Locais de vacinação das crianças:

Centro Municipal de Vacinação (CMV)

CS Cidade Jardim

Ciams Novo Horizonte
-UPA Novo Mundo

USF Goiânia Viva

USF São Francisco

USF Jardins do Cerrado IV

USF Leste Universitário

USF Parque Santa Rita

USF Jardim Guanabara I

USF São Judas Tadeu

USF Alto do Vale

USF Vila Mutirão

USF Boa Vista

USF Recanto das Minas Gerais

Serviço

Assunto: Vacinação de crianças contra a Covid-19

Data: 17 de janeiro de 2022 (segunda-feira)

Horário: 8h30

Local: Centro Municipal de Vacinação (CMV)

Edereço: Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico - Goiânia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias