Home / Cidades

CIDADES

Veja o que abre e o que fecha no carnaval em Goiás

Devido ao feriado de carnaval, o governo de Goiás decretou ponto facultativo no dia 28 de fevereiro de 2022, segunda-feira de carnaval, e na quarta-feira dia 2 de março. Apesar da decisão estadual, alguns serviços funcionarão normalmente.

Governo de Goiás

o governo do Estado de Goiás decretou ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro, segunda feira e na quarta-feira 2 de março, até ás 14h. Atividades das unidades de serviço público estaduais poderão abrir de acordo com interesse público ou se acharem indispensável a continuidade do atendimento como unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, arrecadação e fiscalização.

Os colégios e demais unidades educacionais da rede estadual estarão fechados durante o feriado, com recesso nos dias 28 de fevereiro e 2 de março. As aulas voltam na quinta-feira, 3 de março, conforme previsto no calendário escolar.

Vapt Vupt

Na segunda-feira, 28, e na terça-feira, 1º de março, todas as unidades do Vapt Vupt estarão fechadas. Os atendimentos serão retomados, em horário normal, na quarta-feira, 2 de março. Em Goiânia e em Aparecida de Goiânia, o expediente seguirá normalmente no sábado (26). Os serviços permanecem sendo realizados por meio de agendamento prévio, que podem ser feitos acessando os sites do Vapt Vupt ou do Expresso.

Detran e Procon

Ainda segundo o decreto do estado, as agências do Departamento de trânsito de Goiás (Detran) e da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor de Goiás (Procon) permanecerão fechadas em Goiânia.

Goiânia e Aparecida de Goiânia

As prefeituras de Goiânia e de Aparecida decretaram ponto facultativo nos quatro dias de carnaval, que neste ano serão entre 28 de fevereiro e 1º de março. As atividades consideradas essenciais, como: atendimento de saúde 24h (urgência e emergência), coleta de resíduos sólidos e segurança pública, funcionarão normalmente nesses dias.

Atendimento Fácil em Goiânia

As unidades do Atende Fácil em Goiânia funcionarão no sábado (26), na segunda, 28, e na terça-feira, 1º, até meio-dia. Na quarta-feira, 2, o atendimento retorna após às 14 horas.

Centro de Zoonoses

De acordo com a prefeitura, o Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e pode ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, em caso de animais agressivos. Em caso de mordida, a unidade orienta que a pessoa ferida deve procurar com urgência unidade de saúde mais próxima. Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Comurg

A Comurg informa que o funcionamento dos serviços essenciais de limpeza serão feitos por escala. Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também vão continuar normalmente.

Mutirama e Zoológico

O parque Mutirama e Zoológico vão funcionar normalmente nos dias 26 e 27, de acordo com a prefeitura. Na segunda-feira (28) e terça-feira (1º), as unidades devem fechar. O Zoológico volta a funcionar na quarta-feira, 2 de março, a partir das 14h, e o parque Mutirama na quinta-feira, 3 de março, em horário normal.

Vacinação contra a covid-19

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) informou que nos dias 28 de fevereiro e 1º de março os postos de vacinação contra a Covid-19 estarão fechados. Na quarta-feira, a Central de Imunização volta a funcionar a partir das 8h, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) às 14h. Segundo a Secretaria de Saúde de Goiânia, ainda não foi definido se haverá ou não vacinação nesses dias na capital.

Transporte coletivo

Durante o feriado de carnaval, a Metrobus informou que os ônibus vão operar normalmente e sem redução de frota em Goiânia e nas extensões em Trindade, Goianira e Senador Canedo. Nos dias 26, 27 de fevereiro e 1º de março serão cumpridas tabelas de fim de semana. Nos dias 28 de fevereiro e 2 de março, será com 100% da frota.

Bancos

As Agências bancárias não terão atendimento ao público durante o feriado do carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Segundo a Associação de Bancos (Asban), as contas de água, luz, telefone e carnês, cujo vencimento será em 28 de fevereiro ou 1º de março, poderão ser pagas no dia 2 de março, sem cobranças adicionais. O expediente volta ao funcionamento na quarta-feira, 2, a partir das 12h.

Correios

Nas unidades dos Correios não haverá atendimento nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Segundo a instituição, dentro deste período, os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços no site dos Correios. Os atendimentos voltam na quarta-feira, 2, abrindo a partir das 12h.

Comércio

Segundo o Sindilojas-GO, não há impedimento legal para abertura das lojas. Empresas devem consultar nas suas cidades os decretos locais com regras e horários de funcionamento.

Região da 44

A Região da 44 estará fechada na segunda e terça de carnaval, dias 28 de fevereiro e 1º de março, conforme orientação da Associação Empresarial da Região da 44. O local volta a funcionar em seu horário normal, das 8h às 18h, na quarta-feira de cinzas, 2.

Segundo informações do G1

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias