Home / Cidades

CIDADES

Após morder cinco pessoas gato morre por raiva em Goiânia

Segundo o Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), um gato morreu por raiva após ter mordido cinco pessoas em Goiânia. O órgão afirma que este é o primeiro caso da doença em animais domésticos nos últimos seis anos em Goiás.

De acordo com o gerente do laboratório, Rafael Costa Vieira, afirma o animal começou a ter sintomas no início de fevereiro, período em que ele mordeu quatro familiares e uma médica veterinária.

“No dia 3 de fevereiro ele teve sintomas graves e no dia 6 ele morreu. Um dia depois, ele foi encaminhado para a Zoonoses de Goiânia. Em seguida, veio para o laboratório, e a confirmação saiu na última semana”, explicou Rafael.

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), informou que todas as pessoas que foram feridas pelo gato já foram medicadas e estão sendo monitoradas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.

Ainda conforme a SMS, técnicos em Zoonoses iniciaram medidas de controle para identificar possíveis animais não vacinados em um raio de 2 km do local onde o caso aconteceu.

"A raiva é uma doença que acomete todos os mamíferos, inclusive nós humanos. A melhor medida de prevenção é a vacinação. A vacina é oferecida pela rede pública e privada", diz Rafael.

Com informações do G1

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias