Home / Cidades

CIDADES

Câmara aprova projeto de instituição do Dia Marielle Franco

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quarta-feira, 18, o projeto de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), instituto 14 de março como Dia Marielle Franco de enfrentamento à violência política de gênero.

A proposta do projeto inclui a realização e o incentivo, por parte do poder público, de ações, palestras e seminários em escolas e ouros espaços públicos, sobre Marielle Franco e a importância da luta contra a violência política.

O dia escolhido faz uma referência à data em que a parlamentar do Rio de Janeiro foi morta a tiros na região central da cidade, em 2018. O caso ainda é investigado pela polícia.

"Todas as pessoas deveriam ter direito de expressar politicamente, de manifestar, suas ideias e de lutar por seus direitos, independente de gênero. Ainda assim, as mulheres são minoria nos partidos políticos e nas cadeiras dos parlamentos [...] É para corrigir essa distorção a democracia que lutamos", aponta Aava.

Segundo a Organização dos Estados Unidos Americanos (OEA), a violência política é caracterizada como ação, conduta ou omissão realizada de forma direta ou por meio de terceiros, podendo se concretizar através de agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais, virtuais, institucionais, entre outras, sendo cometidas contra mulheres filiadas a partidos políticos.

  • Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias