Home / Cidades

CIDADES

X Fematec trabalha imaginação dos estudantes da Unigoiás

O Centro Universitário de Goiás (Unigoiás) promoveu entre os dias 10 e 12 últimos a sua X Feira de Engenharia, Meio Ambiente e Tecnologia e a IX Semana de Engenharia e Tecnologia (X Fematec). Além de uma mesa redonda que discutiu o tema ‘Cidades Inteligentes’, foi realizada a palestra ‘Finanças para autônomos, como começar?’,e também, campeonatos e desafios. Entre eles, a VII Gincana Ciência Divertida, X Campeonato da Ponte do Macarrão, IV Desafio de Tecnologias e Soluções Sustentáveis, além da realização do I Campeonato Energizar, o I Campeonato de Robótica, o I Desafio da Solidariedade e o III Campeonato de Obras, Projetos e estruturas.

Ao todo participaram mais de 300 alunos das áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental e de Análise e Desenvolvimento de Software (ADS). De acordo com a professora Polyana Borges, uma das coordenadoras da X Fematec, foram apresentados mais de 60 projetos pelos estudantes.‘O treinamento foi todo realizado pelos professores, os alunos criaram os projetos e os professores foram os aparando até serem apresentados durante a feira’, afirma.

Para a professora Regina de Amorim, coordenadora de Engenharia Civil e de Gestão Ambiental, a ação objetiva fazer com que os alunos interajam os conceitos aprendidos nas salas de aulas e que os apliquem na realidade, encaixando-os no contexto social em que vivem. ‘Buscamos com isso praticar a chamada ‘Engenharia Social’.

Stênio Amorim Gomes, coordenador e professor de Engenharia Elétrica, de Análise e Desenvolvimento de Software (ADS), a Fematec e a Semana de Engenharia e Tecnologia procuram trabalhar com a imaginação dos alunos.’A engenharia vem de ‘engenhar’, que nada mais é do que a criação de soluções’.

Um dos trabalhos apresentados pelo grupo de estudantes liderados pelo aluno André Lucas, do curso de Engenharia Civil, reproduziu a célebre arquitetura do palácio-mausoléu Taj Mahal, importante ponto turístico na Índia. Aos alunos foi feito o desafio pela professora Polyana Borges: trabalhar figuras geométricas dentro da engenharia. O grupo, entre as retas e curvas do importante palácio, projetou a imagem nas placas e colunas de isopor.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias