Home / Cidades

CIDADES

PRF promove Operação de Educação para o Trânsito em Goiânia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promove entre os dias 15 a 19 de agosto, na região metropolitana de Goiânia, a Operação Temática de Educação para o Trânsito (OTED). O objetivo e promover ações educativas que contribuem para a formação de cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e de que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos.

A ação conta com a participação do SAMU, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Mobilidade (SMM), concessionária Triunfo Concebra, DETRAN, SEST SENAT e PRFs de outras regiões do país.

"Dentre as ações propostas estão a Travessia Segura - com foco nos pedestres, levando conscientização sobre a importância do uso da passarela para atravessar a rodovia - e a Duas Rodas - em que, durante a fiscalização, motociclistas são convidados a participar de dinâmicas sobre os riscos de se misturar álcool e direção, e recebem orientações sobre comportamentos adequados para ocupantes de motocicletas", afirma a PRF.

Um estudo estatístico da PRF apontou que de janeiro de 2019 a junho de 2022, somente nas Brs 060 e 153 em Goiás, foram registrados 181 atropelamentos de pedestres, com 163 feridos e 71 mortos. Ao longo da BR 060 foram registrados 82 acidentes enquanto na BR 153 foram 99 acidentes. Uma tendência de alta nesse tipo de acidente tem se revelado na BR 153 no primeiro semestre de 2022, com 20 atropelamentos registrados de janeiro a junho.

A Operação Temática de educação para o trânsito é uma das intervenções da PRF para modificar esse cenário. O estudo aponta ainda que os trechos urbanos são aqueles com maior incidência de atropelamentos. Assim, destacamos o perímetro urbano de Rio Verde, Anápolis e saída para Abadia de Goiás, na BR 060 e perímetro urbano de Goiânia, Anápolis, Uruaçu e Itumbiara, na BR 153.

"Quando analisamos os dias e horários em que os acidentes do tipo atropelamento ocorrem, constata-se que não há um padrão específico, são pulverizados ao longo da semana e acontecem em horários diversificados. Assim, a forma mais eficaz de transformar essa realidade é conscientizando os atores do trânsito, motoristas e pedestres, que possuem papel fundamental na redução dessas estatísticas", explica a corporação.

Aliada à fiscalização, a PRF acredita que a educação e sensibilização da população tem poder de reduzir as mortes e transformar o trânsito, tornando-o um lugar mais seguro para todos.

Leia também:

Mais vídeos:

  • CIDADES

    Acidente grave com carreta na BR deixa dois mortos

    , o motorista perdeu o controle da direção avançando em direção ao canteiro central onde tombou

    Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - 10:18

    / Atualizado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Corpo de adolescente desaparecido há três dias é encontrado

    O corpo do jovem foi encontrado por volta das 17h de terça-feira, 23, em uma mata próximo de onde o adolescente teria sido visto pela última vez

    Publicado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 - 08:55

    / Atualizado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Motorista é preso com CNH falsa

    O motorista informou que comprou o a CNH em Ibitinga-SP e pagou R$ 1.400,00 reais em março de 2023

    Publicado terça-feira, 23 de janeiro de 2024 - 09:43

    / Atualizado terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias