Home / Cidades

CIDADES

'Projeto Adote Um Ponto de Ônibus' é aprovado na Câmara Municipal de Goiânia

Durante a sessão da última terça-feira, 2, os vereadores da Câmara Municipal de Goiânia aprovaram em segunda votação, o projeto de Lei n° 2019/00200 que propõe a criação do Programa Adote um Ponto de Ônibus, que se trata da adesão de interessados, para instalar, manter e recuperar os pontos de ônibus previamente definidos.

Para o estudante de publicidade e propaganda, Emanuel costa, a ideia do projeto é interessante. "Ao meu ver, une o útil ao agradável. Infelizmente, é fato que existe descaso por parte de empresas que utilizam dos pontos de ônibus para fazerem propagandas e poluir visualmente a paisagem do local. Com esse projeto, talvez haja uma conscientização maior sobre o fato."

A ideia do projeto também agradou o estudante de jornalismo, Erick Marques. "Eu acho que é um projeto que vai beneficiar não só os usuários atuais, mas os futuros também. Estávamos necessitando de uma recuperação e uma melhoria no transporte coletivo aqui em Goiânia."

Proposto pela parlamentar Léia Klebia (PSC), o programa tem como objetivo, criar uma parceria entre o poder público municipal e pessoas jurídicas ou físicas, com a finalidade de instalar, ficar responsável pela manutenção e recuperação de abrigos nos pontos de parada, oferecendo assim, conforto e segurança aos usuários dos transportes coletivos da capital.

Em entrevista ao Diário da Manhã, a vereadora Léia Klebia disse que o projeto foi apresentado ainda no seu primeiro mandato. "Idealizado através dos vários reclames da população a época, com a falta de abrigo nos pontos de ônibus e da necessidade urgente de reformar mais de 70% dos abrigos já existentes", comentou.

"Os usuários sempre pautaram falta de conforto e segurança nos pontos de ônibus", disse a parlamentar

Ainda de acordo com ela, "diante desses reclames e das constantes notícias de precariedade dos abrigos de ônibus, elaboramos a proposta, almejando principalmente sua via viabilidade de execução."

Para Emanuel, o transporte coletivo em Goiânia precisa de melhorias. "Infelizmente não condiz com o valor cobrado na passagem, chega a ser uma falta de respeito com os usuários que pagam caro por um ônibus sujo, precário e de segunda linha, já que foi utilizado por outras capitais anteriormente." Atraso dos ônibus e despreparo dos motoristas também são alguns dos problemas apontados por Erick.

"Necessitamos de treinamento prévio aos motoristas iniciantes, melhorar a distribuição de ônibus e real acompanhamento do ônibus em terminais e aplicativos", complementa.

Conforme o projeto, a administração municipal terá o direito de fiscalizar a execução e serviços de instalação, conservação e restauração dos pontos, durante a vigência do termo de cooperação. Poderá recomendar ao adotante, a qualquer momento e caso necessário, providências que devem ser tomadas para o cumprimento das cláusulas. Contudo, caberá ao órgão colocar à disposição dos interessados o rol dos locais e modelos de abrigos.

Os participantes do programa terão permissão para a inserção de mensagem publicitária e de divulgação de produtos nos pontos que adotarem, em painéis presentes no próprio abrigo ou por meio de equipamento aprovado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, a Secretaria fica responsável também pela aprovação do material.

"Seria interessante o estado incentivar essas empresas a construírem pontos de ônibus mais atrativos para os utilizadores, como tomadas para carregar o telefone, totens de wi-fi, ar-condicionado ou qualquer ideia que seja. Isso além de fortalecer a marca na região, também ajuda no bem estar da população", aponta Emanuel.

Os adotantes, ficarão isentos do pagamento de taxas de publicidade e propaganda, bem como para uso e ocupação do solo, enquanto estiver vigente o período de adoção.

Segundo a vereadora, a expectativa de adesão ao programa é alta. "Espero contar também com o terceiro setor. A efetiva execução desse programa irá beneficiar na ponta o trabalhador goianiense que usa o transporte coletivo, que paga um alto preço de passagens, sofre com a falta de ônibus e as vezes, passa horas e horas aguardando nos pontos de ônibus para voltar pra casa."

"Estruturar os abrigos de forma adequada e aqui ressalto as normas de acessibilidade, estará dando maior dignidade ao trabalhador. Espero que a população entenda nossa proposta e sua importância", complementa.

  • Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias