Home / Ciência

CIÊNCIA

O primeiro transplante de pênis bem sucedido foi anunciado por equipe médica africana

A equipe cirúrgica da África acaba de anunciar o primeiro transplante peniano bem sucedido do mundo. Em 11 de dezembro de 2014, um jovem recebeu o pênis de um doador durante um procedimento de nove horas realizada no Hospital Tygerberg na Cidade do Cabo. Agora, três meses após, o órgão transplantado está totalmente funcional – para o sexo e para urinar – embora a sensação completa possa demorar um pouco. “Nosso objetivo era que ele seria totalmente funcional em dois anos e estamos muito surpresos com sua rápida recuperação”, relata o líder da equipe Andre van der Merwe, da Universidade de Stellenbosch, em um comunicado.

O paciente de 21 anos será agora capaz de ter filhos, se ele escolher. Há três anos, o paciente começou a ter complicações por conta de um ritual de circuncisão. “Há uma necessidade maior na África do Sul para este tipo de procedimento do que em outras partes do mundo”, Van der Merwe acrescenta , “como muitos jovens perdem seus pênis todos os anos devido á complicações por conta da circuncisão tradicional.” De acordo com as estimativas anteriores, cerca de 250 amputações penianas ocorrem em todo o país a cada ano.

As técnicas que a equipe usou, incluiu uma cirurgia microscópica para conectar pequenos vasos sanguíneos e nervos. Enquanto os vasos sanguíneos dos rins pode ter um centímetro de largura, por exemplo, aqueles que eles estavam trabalhando tem cerca de 1,5 milímetros de largura.

“É um avanço enorme”, diz Frank Graewe da Universidade de Stellenbosch. “Nós já provamos que pode ser feito – podemos dar a alguém um órgão que é tão bom como o que ele tinha.” Mais nove pacientes estarão recebendo transplantes penianos como parte deste estudo.

Em 2006, um paciente da China pediu para que os médicos para removessem seu novo órgão 10 dias após a cirurgia. Enquanto o transplante era fisicamente bem sucedido, o trauma psicológico deste paciente da China pode ter sido demais.

Via IFLSCIENCE

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias