Home / Ciência

CIÊNCIA

Observatório fará primeira transmissão ao vivo de um planeta extrassolar

RIO – A rede de observatórios Slooh e o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), na Espanha, vão transmitir pela primeira vez ao vivo pela internet o trânsito de um planeta extrassolar na noite do próximo sábado, dia 27 de julho. Designado TrES2-b e informalmente conhecido como “Cavaleiro Negro”, o planeta é incomum mesmo diante da enorme variedade entre os cerca de 2 mil objetos do tipo cuja existência já foi confirmada nas últimas décadas.

Com duas vezes o tamanho de Júpiter, o TrES2-b orbita sua estrela, uma anã amarela parecida com o Sol a aproximadamente 720 anos-luz da Terra, a uma distância dez vezes menor que Mercúrio. Isso faz com que ele seja um exemplo extremo dos chamados “Júpiteres quentes”, com temperaturas que chegam perto de 1 mil graus Celsius, mas seu estranhamento não para por aí. O planeta também é o mais “escuro” já descoberto até agora, que por razões ainda desconhecidos reflete menos luz de sua estrela do que se fosse um pedaço de carvão, ou apenas 1% do total da luz recebida, daí seu apelido. Outra curiosidade é que sua estrela, GSC 03549-02811, na verdade faz parte de um sistema binário, isto é, com duas estrelas, trazendo para a realidade um exemplo do “nascer do Sol” duplo visto no planeta ficcional Tatooine da saga cinematográfica “Guerra nas estrelas”.

A transmissão do trânsito do “Cavaleiro Negro” está marcada para começar às 21h, no horário de Brasília, pelo site do Slooh, em . Ele deverá inciar a passagem em frente à sua estrela 28 minutos depois, e encerrar o trânsito após mais uma hora e meia, período em que será possível medir em tempo real a redução no brilho da estrela provocada pelo fenômeno, um dos principais métodos de detecção de planetas extrassolares usados atualmente. Os dados serão captados pelo telescópio Carlos Sánchez, equipamento com um espelho principal de 1,52 metro de diâmetro instalado no topo do Monte Teide, nas Ilhas Canárias.

[object Object]

O evento terá ainda comentários e explicações sobre a busca por planetas extrassolares e vida fora da Terra de Eric Edelman e Bob Berman, profissionais da rede Slooh; de Lisa Kaltenegger, diretora recém-empossada do Instituto Carl Sagan, na Universidade de Cornell, nos EUA; e Seth Shostak, do Instituto Seti, dedicado à busca por sinais de vida extraterrestre. Os espectadores poderão enviar perguntas aos especialistas por meio da rede social Twitter com a hashtag #DarkKnightTransits.

- Como que para compensar o fato de nosso próprio Sistema Solar ter perdido um planeta - o “rebaixamento” de Plutão (em 2006) será um grande tópico de discussão com a visita da sonda New Horizons a este mundo daqui a algumas semanas -, os planetas em órbita de outras estrelas são fonte de grande excitação para pesquisadores e o público em geral – considera Berman. - E poucos, se algum, planeta é mais estranho e alienígena do que o “Cavaleiro Negro”, cuja passagem em frente de sua estrela-mãe é tanto cientificamente instrutiva quanto cativante de observar, especialmente ao vivo, em tempo real.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias